Para obter um litro de gasolina, você precisa de entre 2,4 e 2,8 litros de petróleo bruto. No mercado internacional, um barril equivale a 42 galões de fluido, ou seja, 158,98 litros. Se fizermos o cálculo, vemos que a partir de um barril de petróleo pode ser extraído entre 56,7 e 66,24 litros de gasolina comercial.
litros
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e ...
O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.
3 - ORIGEM DO PETRÓLEO. O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. ... Em 1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
O petróleo é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos e que, depois do processo de refinamento, dá origem a várias frações usadas em nosso cotidiano. ... O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório.
O petróleo é extraído do subsolo, uma vez que sua origem está relacionada a formação de bacias sedimentares em mares e oceanos onde substâncias orgânicas se acumularam em condições específicas de temperatura e pressão ao longo de milhões de ano.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
O petróleo é extraído do subsolo, uma vez que sua origem está relacionada a formação de bacias sedimentares em mares e oceanos onde substâncias orgânicas se acumularam em condições específicas de temperatura e pressão ao longo de milhões de ano.
Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.
Quando a broca alcança a rocha que contém o petróleo, é promovida uma explosão, que gera fissuras e permitem que o óleo chegue até o poço. O óleo pode ser jorrado por energia própria (poço surgente) ou através de uma ação externa, quando o óleo é muito viscoso ou possui pressão reduzida.
enxofre
As principais impurezas que chegam junto com o petróleo e precisam ser removidas são: areia, argila, pedaços de rocha, água salgada ou salobra. O processo de decantação retira a água salgada do petróleo. Pela diferença de densidade, a mistura é separada deixando-a em repouso.