1000 litros
Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura. Você sabe qual a capacidade de armazenamento de água da cisterna do seu prédio?
O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.
É possível montar e manter de 30, 40 ou 50 litros com mais de 10 ou 15 peixes, saudáveis e ativos.
Em um aquário de 60 litros é possível manter um casal de peixes-palhaço, um Goby Coral Yellow, um Firefish e um Royal Gramma sem maiores problemas, mas como regra geral, mantenha no máximo cinco peixes pequenos em um aquário com essa litragem.
Algumas espécies: Tilápia (cerca de 600 g): 100 a 125 kg por m³, ou seja, 205 peixes, aproximadamente; Pintado da Amazônia (cerca de 1000 g): 60 a 80 kg m³, 80 peixes, aproximadamente.
Espaço não é problema para criar tilápias: é possível iniciar a criação até mesmo em uma caixa d'água de mil litros. Para que elas se desenvolvam bem, a quantidade recomendada é um peixe por metro quadrado. A densidade pode ser aumentada com a utilização de aeradores à noite.
Quantos peixes posso colocar numa caixa de 500l? A média de alojamento foi de 90 alevinos em cada tanque de criação, resultando em uma densidade média de 180 peixes por metro cúbico de água.
Em um tanque-rede com dimensões de 2 x 2 x 1,2 m (volume útil = 4 m3), ou seja, com volume útil de 4 m3, poderão ser mantidas, em média, 1.
Você pode colocar até três peixes por metro quadrado de superfície do viveiro se houver boa renovação de água. Em viveiros onde praticamente não existe renovação de água, deve-se colocar apenas um peixe por metro quadrado de superfície do viveiro.