A bola apresenta massa variável entre 400 g e 450 g e é diferente para jogos femininos e masculinos. As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la.
No pólo aquático, exceção feita ao goleiro, ninguém pode agarrar a bola com ambas as mãos, dar socos na bola ou segurar a bola sob a água. Os jogadores podem movimentar-se com a bola, apossar-se dela, segurar a bola sobre a água, permanecer parados com a bola, passar, atirar e jogar enquanto a bola está no ar.
A modalidade, que faz parte dos jogos olímpicos desde 1900, mistura natação ao handball e tem semelhanças com o polo equestre, praticado em terra. O Polo Aquático real deve ser praticado em piscinas de, no mínimo, 10×20 metros, e, no máximo, de 20×30 metros e 2 metros de profundidade.
35 segundos
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
Equipamento necessário
Os jogadores usam toucas de pano, com protecções para as orelhas, sendo que uma equipe usa toucas brancas e a outra usa toucas azuis. As toucas dos guarda-redes são vermelhas. As toucas são numeradas de 1 a 13 onde a touca 1 é sempre do guarda-redes titular.
Assim como outras atividades na piscina, o polo aquático proporciona diversos benefícios para quem o pratica, como o fortalecimento do sistema cardiovascular e o aumento da força e da resistência física.
Uma equipe de polo aquático é formada por 13 jogadores. Durante a partida, 7 participam (seis jogadores e um goleiro) e 6 ficam no banco para substituições. Um jogador é o capitão, responsável pela disciplina do time. ... Todos os jogadores, com exceção do goleiro, só podem tocar a bola com uma das mãos.
Existem muitas versões sobre a criação e o desenvolvimento do polo aquático, muitas delas referenciam-no como fruto da mistura de vários esportes, entre eles natação, rúgbi e futebol. O polo aquático foi o primeiro esporte coletivo disputado em Olimpíadas modernas, estreando nas Olimpíadas de Paris, em 1900.
Diferente de outros esportes coletivos, no polo aquático, os jogadores já disputam a posse de bola desde o início do jogo. A bola é deixada no meio da piscina e os jogadores, que ficam enfileirados na área de gol, saem nadando em busca dela assim que o árbitro apita o início da partida.
Marcação Vermelha: colocada a 2m da linha do gol. Dentro desse espaço os jogadores não podem receber passes ou permanecer dentro da área por muito tempo. Os cantos são cobrados da linha dos 2m. Marcação Amarela: colocada a 5m da linha do gol.
Balizas de 3 m de largura e 90 cm de altura são colocadas em cada canto da piscina e o gol é marcado quando a bola entra na rede; Vence quem marcar o maior número de gols.
o pólo aquático é um jogo que exige troca de passes rápidos para furar o bloqueio da defesa adversária, este é, portanto, o principal fundamento da modalidade. O bom preparo físico também é essencial para os jogadores, já que eles precisam manter-se em movimento debaixo dágua mesmo quando estão controlando a bola.
Atitudes antidesportivas em geral, durante o jogo, são consideradas faltas. Cabe ao árbitro apontá-las e aplicar a devida penalidade. Faltas leves são penalizadas com um tiro livre, mas o árbitro pode optar por não interromper a jogada, quando o time ou jogador que sofre a falta continua com a posse de bola.
WP 17.
Chamamos de splashing o ato de jogar água no rosto do adversário, durante a partida de polo aquático. Fazer isso é considerado uma falta.
400-450 gramas
Resposta: A paixão dos britânicos pelo futebol acabou inspirando a criação de uma modalidade completamente diferente, disputada dentro de uma piscina e utilizando apenas as mãos: o polo aquático.
O polo aquático surgiu em Londres, Inglaterra, por volta dos anos 1870.