O jogo de futebol para cegos também é chamado de “futebol de cinco”, já que traz muita influência do futebol de salão. Como o próprio nome diz, as equipes são formadas por cinco jogadores, de modo que quatro jogadores atuam na linha e um como goleiro.
A bola é idêntica à do futsal, mas possui um guizo em seu interior, que serve para orientar os jogadores por meio do som emitido. ... Há uma pessoa encarregada de dizer onde o jogador de sua equipe deve chutar. Essa pessoa, também conhecida como “chamador”, deve ficar atrás do gol adversário.
Atrás do gol adversário, 'chamador' do futebol de 5 é os olhos dos jogadores.
Bola com guizos para o futebol de cegos foi inventada no Espírito Santo. Ideia de bola com guizos por dentro nasceu nos anos 1980 e primeiros modelos foram feitos no Mundo das Bolas, no Centro de Vitória. Bolas enroladas em sacolas, com botões costurados pelo lado de fora e até mesmo envoltas com arames.
Resposta: As principais características que diferem essas duas modalidades são: enquanto o Futebol de 7 é disputado por atletas com paralisia cerebral, o Futebol de 5 é voltado para jogadores com deficiência visual.
As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada com uma banda lateral (barreira feita de placas de madeira que se prolonga de uma linha de fundo à outra, com uma oscilação de 1 metro a 1,20 metros de altura e uma inclinação não superior a 10 ° para o exterior, em ambos os lados da quadra, evitando que a ...
Além disso, um guia (chamador), posicionado atrás do gol adversário, orienta os jogadores de ataque de sua equipe. A quadra do futebol para cegos é a mesma em que é jogado o futsal convencional, ou seja, comprimento de no mínimo 38 e máximo 42 metros, e a largura medindo de 18 a 22 metros.
Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la.
A equipe é formada por 5 jogadores em quadra: goleiro, pivô, dois alas e fixo, sendo 4 atletas cegos da classe B1, somente atletas dessa classe podem participar do futebol de cinco com exceção do goleiro e esse pode ter baixa visão ou nenhum comprometimento visual.
CBDV - Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais.
O objetivo é balançar a rede adversária. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.
No caso dos cegos, pode ser B1 (futebol de 5 e goalball), T11 ou F11 (atletismo) e S11 (natação). Em cada modalidade, a venda é adaptada para sua prática. Na natação, por exemplo, os próprios óculos que protegem os olhos dos atletas da água da piscina são adaptados para exercer a função da venda.
Quais modalidades podem ser praticadas por PCD? DEFICIÊNCIA VISUAL: futebol de 5, atletismo, ciclismo, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
São 23 as modalidades esportivas paralímpicas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com ...
Existem várias modalidades praticadas no esporte adaptado e no Brasil as mais praticadas são: atletismo, arco e flecha, basquete em cadeira de rodas, xadrez para deficientes visuais, basquete para deficientes mentais, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol e futsal para paralisados cerebrais e ...
Esportes Paralímpicos
Modalidades das Paralimpíadas