Vale ressaltar que uma xícara (chá) equivale a 160 gramas de ração.
Obs.: Para te ajudar, considere que uma xícara de 200 ml contém cerca de 70 g de ração.
Para saber quanto servir para seu peludo é simples, basta fazer cálculo: Peso X (% de acordo com as características do cão) = quantidade de gramas por dia.
Por exemplo: um cão de porte pequeno, que pesa 7kg. Na prática, 7 x 4% = 0,28 ou 280g de comidinha por dia, fracionados, em 2 refeições por dia, sendo assim 140g de alimentação saudável em cada refeição. Ajuste a quantidade conforme seu pet.
O ideal é oferecer ração aos peixes, no mínimo, duas vezes ao dia e, no máximo, três vezes ao dia. Recomenda-se observar que quando dado o alimento, o peixe deve comê-lo em, no máximo, 30 segundos, pois passado este tempo, a ração fica encharcada, tende a afundar no aquário e perde algumas de suas propriedades.
Com relação ao manejo alimentar, é recomendável que seja fornecida a quantidade de ração nas proporções de 6,5% do peso vivo na fase inicial de cativeiro, enquanto na fase final considera-se 1,2%. A ração pode ser oferecida 2 ou mais vezes ao dia, o que fica a critério da observação do consumo.
Cada tanque no padrão adotado pelo piscicultor custa em torno de R$ 1,5 mil reais e tem capacidade para dois mil alevinos. Um mês depois, já maiores, eles têm que ser separados em lotes de mil indivíduos por tanque. No final do processo, o rendimento em cada tanque será de 900 quilos, em média.
Quantos peixes posso colocar numa caixa de 500l? A média de alojamento foi de 90 alevinos em cada tanque de criação, resultando em uma densidade média de 180 peixes por metro cúbico de água.