God of War II é um jogo de ação e aventura de hack-and-slash. É a sequência de God of War, do PlayStation 2. Foi lançado na América do Norte em 13 de março de 2007, na Europa, no dia 27 de abril, e em 3 de maio de 2007 na Austrália. A versão norte-americana NTSC de God of War II é empacotada em um conjunto de dois discos. O primeiro disco contém o jogo e o segundo disco é dedicado ao desenvolvimento do jogo, incluindo um diário de sua produção. A versão européia/australiana PAL vem em duas edições diferentes: uma edição padrão de disco único e uma "edição especial" que contém dois discos e vem em uma capa diferente da edição de disco único. Também inclui uma ilustração diferente, um DVD extra, bem como a versão PAL do jogo.
Com uma câmera livre sobre o ombro do personagem que deixa o jogador mais próximo do que nunca da ação,as lutas em God Of War refletem a variedade de criaturas nórdicas que Kratos vai enfrentar: são grandiosas, realistas e cruéis. A nova arma principal e as novas habilidades mantêm o espírito de God of War, mas também introduzem novos conceitos ao gênero, com uma nova perspectiva para os combates brutais.
-Cory Barlog, Creative Director (GamesRadar+)
-Cory Barlog, Creative Director (Vice)
É nesse mundo duro e impiedoso que ele deve lutar para sobreviver enquanto ensina seu filho a fazer o mesmo e tenta impedi-lo de repetir os erros cruéis do Fantasma de Esparta.
In contrast to the Greek pantheon, God of War (2018) and God of War Ragnarök set Kratos on a new journey with the Norse world, leaving his old life behind and seeking a new life with his son Atreus.
Rescued before he is lost to the Underworld by the Titan Gaia, Kratos is set on a path to regain his power and change that which no mortal, or god, has ever changed – his fate.
Facing impossible odds and an elaborate plot, Kratos must rise from the darkest depths of Hades to scale the heights of Mt. Olympus. Armed with double-chained blades and a new array of weapons and magic, Kratos faces off against fearsome monsters of myth and gargantuan Titans on his path to bring down Zeus, King of the Gods.
A second chance — Kratos is a father again. As mentor and protector to Atreus, a son determined to earn his respect, he is forced to deal with and control the rage that has long defined him while out in a very dangerous world with his son.
"My work on God of War began nearly two years ago. One rainy November afternoon, I was called into Santa Monica Studio to meet with acclaimed music producers Pete Scaturro and Keith Leary (with whom I had collaborated closely on Sony’s SOCOM 4: US Navy Seals), to discuss a secret project.
-Creative Director, Cory Barlog (GameSpot)
From the marble and columns of ornate Olympus to the gritty forests, mountains and caves of Pre-Viking Norse lore, this is a distinctly new realm with its own pantheon of creatures, monsters and gods.
Kratos retorna ao Tear enquanto a sala que o abriga está colapsando ao redor dele e ele volta mais uma vez ao tempo da Grande Guerra dos Deuses e Titãs. Ele chama a Gaia e ela anuncia que os Titãs o esperavam. Kratos então explica que eles podem ganhar a Grande Guerra voltando à era de Kratos.
God of War: Ghost of Sparta is set after the events of the original PlayStation 2 game, revealing the previously unknown struggles and history of Kratos as he challenges the deities of Olympus, eventually taking the status and title of god for himself.
Enquanto um Zeus derrotado encoraja os outros deuses a ajudá-lo a matar Kratos, os Titãs retornam ao tempo de Kratos. Irritados e vingativos, eles escalam o Monte Olimpo para matar Zeus e os deuses. Liderando-os, Kratos anuncia a Zeus "Zeus! Seu filho retornou, trago a destruição do Olimpo!!!", levando, assim, diretamente aos eventos de God of War III.
"In the Viking era, they always talked about, 'The gods have abandoned us.' Thor and Loki and Odin all walked the Earth at one point, but they're not around anymore. [The vikings] fight for them, but they're not there. This idea that we're at is saying, we're at a prehistory point, where gods did walk the Earth, when monsters were real before they became extinct."
- Cory Barlog, Creative Director (Game Informer)
Depois de um momento de aparente choque e vergonha, Kratos enegrece seu semblante e exclama que ele não tem pai. Atena morre nos braços de Kratos, dizendo que todos os Deuses no Olimpo negarão Kratos e defenderão Zeus para que o Olimpo prevaleça. Ela disse que mesmo que Kratos deseje matar Zeus, Zeus é o Olimpo. Kratos então promete exigir retribuição sobre Zeus e qualquer deus que o negue sua vingança, dizendo que o tempo deles chegou ao fim. Logo após, o cadáver de Atena explode enquanto Gaia fala com Kratos e lembra-lhe que ele tem o poder de controlar o tempo em si.
Kratos é pai novamente. Como mentor e protetor de Atreus, um filho determinado a ganhar seu respeito, ele é forçado a encarar e controlar a fúria que há muito tempo o define enquanto viaja por um mundo ameaçador com o seu filho.
Do mármore e colunas ornadas do Olimpo para as florestas, montanhas e cavernas da história nórdica pré-era viking, este é um reino claramente novo, com suas próprias espécies de criaturas, monstros e deuses.