R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.
dois anos
Conforme Valdemar, sozinho dá conta de colher dois quilos de maracujá por pé, ou seja, 600 quilos por semana.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Plantação e Espaçamento no Plantio do Maracujá Entre as linhas de plantio, os espaçamentos recomendados variam de 2,0 a 3,5 metros, dependendo da utilização ou não de maquinário para tratos culturais. Entre plantas pode-se optar pela distância de 5 m (1 planta entre as estacas ) ou 2,5 m (2 plantas entre as estacas).
de 6 a 9 meses
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P,0,4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
Adubação de plantio A adubação deve ser feita de 30 a 60 dias antes do plantio e de acordo com o resultado da análise de solo.
Além disso, Silva (1998) Page 20 22 Produção de Mudas de Maracujá-doce recomenda a aplicação de 0,5% de nitrato de amônio ou nitrocálcio, em água de irrigação sempre que as mudas ficarem amarelas.
É necessário que o pólen de uma planta seja levado até a estrutura feminina de uma outra flor, de uma outra planta. Isso pode ser feito por meio dos polinizadores naturais, por exemplo a magangava, ou pode ser feito por meio da polinização manual, que é o que os produtores tecnificados de maracujá utilizam”.
Apesar de essa ser uma espécie de flores hermafroditas (que têm a parte masculina e feminina na mesma planta), ela precisa de outro maracujá para dar frutos, Isso acontece porque o maracujazeiro criou um mecanismo para impedir que suas próprias flores o fecundem - uma esperteza da natureza para aumentar a diversidade ...
Faça sulcos na terra e espalhe as sementes, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato. Seguidamente, borrife água sobre a terra, sem encharcar, mas repetindo o procedimento sempre que a terra estiver seca. O tempo para que as sementes comecem a germinar varia de 15 a 20 dias.
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Polinização é o processo de transferência de células reprodutivas masculinas para o receptor feminino da flor. ... Por isso a polinização é vital para as plantas, pois garante a produtividade, perpetuação de espécies e frutos mais resistentes. A polinização pode ser realizada tanto por animais como por vento ou água.
O girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta de polinização cruzada e os seus principais polinizadores são as abelhas. Com a polinização por insetos o girassol produz sementes, sendo a abelha africanizada Apis mellifera L. o agente mais efetivo.
A polinização entre diferentes plantas da mesma espécie é o principal mecanismo de recombinação genética para os vegetais, fonte de variabilidade das características. ... As plantas além de fornecer oxigênio, são os principais produtores de matéria orgânica, que direta e indiretamente nutrem diversos ecossistemas da terra.
Assim como os seres humanos, muitas plantas precisam de elemento macho e de elemento fêmea para “procriar” ou produzir uma nova semente. ... O pólen tem que encontrar o seu caminho até um pistilo e descer até alcançar o ovo para fazer uma nova semente. É para isso que serve a polinização: para fazer sementes!