Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.
O número de fonema e letra de uma palavra nem sempre vão se iguais, por exemplo, a palavra hoje é formada por cinco letras (h / o / j / e), mas ela possui três fonemas (/ho/ /j/ /e/).
Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.
As consoantes nasais (m, n, nh) são ponto de divergência entre gramáticos, no tocante a agrupá-las como oclusivas ou constritivas. Isso se deve ao fato de a oclusão ser apenas bucal, chegando o ar às fossas nasais onde ressoa.
Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. ... Como se vê a diferenciação entre as duas palavras acima é marcada pelos fonemas /l/ e /t/.
Na linguagem escrita, os fonemas são representados por sinais gráficos, aos quais chamamos de letras. Entretanto, não há uma correspondência simples entre letras e fonemas. Há casos em que a mesma letra representa fonemas (sons) diferentes, como é o caso da letra (c) em cegonha e cabelo.
Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento da alfabetização....Lembrando que é importante que este seja um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!
Como incentivar seu filho a gostar de ler
7 brincadeiras para aprender a ler
Comece devagar, acostumando a criança com as letras do nome dela e, assim que ela conseguir escrever algumas vezes, ofereça recompensas para mantê-la motivada a treinar cada vez mais. Não se esqueça que também é importante ensiná-la a segurar o lápis e o papel corretamente enquanto treina.
Ensine o seu filho a escrever as palavras corretamente. Isso vai ajudar muito na aprendizagem dele. Ensine o seu filho a soletrar as palavras. Mostre em voz alta como as palavras são escritas (e como eles acham que elas são escritas). Comece com termos que contenham sons que ele já conhece.
Para desenvolver habilidades de leitura em seus alunos, os professores deveriam dar preferência ao método fonético em detrimento do método alfabético. O primeiro prioriza a relação direta entre fonema e grafema, enquanto o segundo foca o aprendizado dos nomes das letras do alfabeto e em suas combinações.