A franquia de filmes “Creed” surgiu anos depois do fim da saga de “Rocky”, um dos grandes sucessos da década de 80, onde contou uma história de drama esportivo sobre um lutador de boxe. A nova sequência é um spin-off direto da história, a qual Sylvester Stallone atua de maneira diferente, sem o protagonismo, mas participando como um mentor.
Sinopse: “Adonis enfrenta o maior desafio de sua vida: um inimigo que está ligado ao passado de sua família. Ao lado de Rocky Balboa, eles enfrentam o passado para descobrir pelo quê vale a pena lutar.”
O novo filme traz a estreia de Michael B. Jordan, o ator que interpreta o protagonista Adonis Creed, na função de diretor - e ele entrega, de forma competente, mais um capítulo empolgante para a saga. Falaremos mais do longa-metragem a seguir.
Em Rocky III – O Desafio Supremo, após sua consagração como campeão dos pesos pesados, Rocky Balboa decide largar sua carreira de pugilista, até ser desafiado e insultado pelo lutador Clubber Lang, primeiro do ranking. Entretanto, o treinador Mickey sofre um ataque do coração, fato que definitivamente afeta o desempenho de Rocky na luta. Para dar a volta por cima, o boxeador busca ajuda de um antigo rival.
* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso. Consulte a classificação indicativa dos filmes.
Por esse motivo, o Na Sua Tela desta semana traz uma curadoria especial, com todos os filmes de Rocky e Creed para você assistir nas plataformas de streaming - além de explicar melhor como essas histórias se conectam e a importância delas para o cinema como um todo.
Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (2) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Creed III", "Desaparecida" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu email? Inscreva-se aqui. Os assinantes UOL ainda têm mais de 10 newsletters exclusivas.
Em Rocky V, o protagonista luta contra uma lesão que o impede de voltar aos ringues. Dessa forma, sem dinheiro após ter sido roubado por seu contador, Balboa decide treinar um jovem talento do esporte, que o abandona diante de uma oferta de um novo empresário.
Em Creed: Nascido para Lutar, Adonis Johnson, vivido por Michael B. Jordan, nunca conheceu seu pai, o ex-campeão mundial dos pesos pesados de boxe, Apollo Creed. Depois crescer e ouvir histórias sobre o lendário boxeador, Adonis vai para a Filadélfia com o objetivo de ser treinado pelo lendário Rocky Balboa.
Inspirado pelo amor ao esporte, pela própria vida e por ídolos como Rocky Marciano, Joe Frazier, Chuck Wepner, Rocky Graziano e Muhammad Ali, Sly escreveu em apenas três dias e meio aquela que seria a sua obra-prima em termos de roteiro. A história? A de um pobre boxeador da Filadélfia, chamado Rocky Balboa, que após escolhas erradas de vida recebe a chance de lutar contra o maior pugilista do momento, Apollo Creed.
Na história de Creed III, Adonis Creed se reencontra com Damian Anderson, um velho conhecido que foi preso e que agora está de volta para ameaçar a vida pessoal e a carreira do filho de Apollo.
Sinopse: “Trinta anos depois que o primeiro sino tocou, Rocky Balboa sai da aposentadoria e pega suas luvas de boxe uma última vez para lutar contra o campeão Mason Dixon.”
Muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel e de outras tentativas do gênero, a franquia "Rocky" conseguiu criar uma cronologia relativamente coesa, nos empolgando com a vida de seus protagonistas por décadas. E tudo isso começou na cabeça de um ator que se negou a desistir, escrevendo do pequeno quarto onde vivia.
Sinopse: “Rocky Balboa acompanha seu amigo Apollo Creed ao ringue em uma luta de boxe contra um boxeador russo chamado Ivan Drago. Drago é muito forte para Creed.”
O primeiro longa-metragem da trama é intitulado “Creed: Nascido para Lutar”, o qual foi lançado em 2015, sendo um dos maiores sucessos do ano, tendo uma expressiva bilheteria de US$ 174,1 milhões, quantia cinco vezes maior que o orçamento gasto para sua produção.
Começo dos anos 1970. O ainda jovem Sylvester "Sly" Stallone tinha um sonho: se tornar um ator de sucesso. Só que esse começo não foi fácil. Com poucas oportunidades, Stallone alternava pequenos papéis de figurante com trabalhos como faxineiro. Chegou até a fazer filmes pornôs "softcore". Oportunidades melhores foram surgindo, mas ainda eram pequenas. Ele não desistiu.
A produção que se seguiu não foi fácil. O orçamento era baixo, não havia qualquer glamour e economizou-se o máximo possível. Até mesmo o próprio cachorro de Stallone, Butkus, foi usado como o animal de estimação de Balboa. Com o tempo, criou-se uma espécie de lenda sobre esse começo, dando ao filme uma aura ainda maior de superação.
Em Rocky: Um Lutador, primeiro filme da franquia, Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed. Durante o seu treinamento com o Mickey Goldmill, o boxeador entra no modo intensivo para enfrentar o campeão sem ser nocauteado.