A dúvida sobre a ordem dos filmes de “Star Wars” sempre existiu, já que os lançamentos ocorreram fora de linha cronológica. Com novas produções do universo de “Guerra nas Estrelas” chegando – seja aos cinemas ou em séries, desenhos e mais – a dúvida fica ainda mais intensa, até mesmo entre os fãs antigos da franquia.
O Retorno de Jedi foi lançado em 1983 e encerrou a trilogia clássica de Star Wars. O longa traz a grande batalha final entre os rebeldes e o Império quando uma nova Estrela da Morte é construída sob a supervisão de Darth Vader e o imperador Palpatine. Agora treinado um jedi de fato, Luke está mais poderoso do que nunca e busca resgatar Vader do lado sombrio da Força.
Vale explicar ainda que, quando “Guerra nas Estrelas” foi lançado, lá em 1977, ninguém imaginava o sucesso estrondoso que seria ou mesmo se as continuações previstas por George Lucas seriam produzidas. Por conta disso, posteriormente, o primeiro filme da trilogia clássica foi renomeado para “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, ganhando os tão famosos números “episódicos” e, assim, criando uma ordem cronológica.
Após a captura do piloto da Resistência Poe Dameron, o robô BB-8 tem uma importante mensagem a ser transmitida. No deserto, o androide acaba conhecendo a jovem Rey, que tem seu destino muito mais conectado a situação do que poderia imaginar.
Então são quantos os filmes Star Wars? A saga Star Wars tem 9 filmes. Os três primeiros lançados entre 1977 e 1983. A seguir, entre 1999 e 2005 foram lançados outros três, a origem da história principal. Os novos e mais recentes filmes de 2015, 2017 e de 2019 representam uma sequela da história de 1983. Também foram lançadas duas antologias à saga original.
A “ordem Machete”, então, corrige o “erro”, se mantendo praticamente igual à linha de pensamento “Ernst Rister”, mas excluindo o primeiro episódio da sequência de filmes que, de acordo com Hilton em seu site, “é narrativamente irrelevante”.
Rogue One: Uma História Star Wars é um spin-off da franquia e foi lançada em 2016. A história segue Jyn (Felicity Jones), moça que é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde e aceita trabalhar para os rebeldes, que planejam roubar os planos da Estrela da Morte. Cronologicamente, a história se passa entre os acontecimentos de A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança.
Então, qual a melhor ordem para assistir a “Star Wars”? Ou a ordem certa? A incerteza assombra quem quer assistir à franquia pela primeira vez ou até mesmo quem deseja rever os 11 filmes (nove da história principal e dois spin-offs) – todos disponíveis no Disney+. Agora, o Olhar Digital vai te ajudar a escolher a maneira certa para assistir a gigantesca e épica saga.
A Ascensão Skywalker, de 2019, se passa um ano após a batalha entre a Resistência e A Primeira Ordem em Crait. Agora mais experiente, Rey continua sendo treinada para se tornar um Jedi. Ela precisa lidar com conflitos que nasceram em seu passado e entender de onde vem a conexão com Kylo Ren.
E então: já sabe qual ordem para assistir “Star Wars” seguirá? Saiba que você pode conferir todos os 11 longas da saga – além de outros projetos do universo de George Lucas – de forma exclusiva na plataforma de streaming Disney+. E, claro, “que a Força esteja com você” (ou “may the 4th be with you”, não é?).
Han Solo: Uma História Star Wars é outro spin-off da franquia. Lançado em 2018, o longa mostra a juventude do piloto Han Solo e suas aventuras ao lado do eterno companheiro Chewbacca antes dos eventos marcantes da franquia. O personagem eternizado por Harrison Ford nos outros filmes da franquia foi vivido pelo ator Alden Ehrenreich nesta versão jovem.
Existem ainda séries de animação como “The Clone Wars” e que narra os acontecimentos sucedidos entre os episódios II e III e também “Star Wars Rebels” que decorre entre os episódios III e IV. Além disso, há uma vasta publicação de comics e de livros sobre Star Wars que permitem alargar ainda mais a tua paixão pela saga.
Agora quem busca a ordem de lançamento completa, com a inclusão das séries do Disney+, pode encontrá-la abaixo. Note que algumas produções futuras estão presentes nesta lista, mas não acima. O motivo é que ainda não se sabe em que momento da cronologia elas estarão inseridas.
A premissa para a criação da ordem é simples: se existe um problema no jeito de ver elaborado por Ernst Rister é que na sequência do “Episódio V”, um dos pontos mais altos da saga, seria visto o “Episódio I”, considerado pelos fãs o pior longa da franquia.
Todas as narrativas têm humanos, alienígenas e robôs e vários planetas no centro da intriga. Além disso existem bons e maus da fita, os Jedi e os Sith, que representam o Lado Luminoso e o Lado Negro da Força, uma espécie de superpoder.
Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guiness, Ewan McGregor, Natalie Portman, James Earl Jones, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, Frank Oz, Ian McDiarmid, Adam Driver, Daisy Ridley, Hayden Christensen, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Laura Dern, Felicity Jones, Alden Ehrenreich, Woody Harrelson, Christopher Lee e Samuel L. Jackson.