Raquel e Lia eram duas das quatro esposas de Jacó, que era um patriarca bíblico e filho de Isaque e neto de Abraão. Jacó se casou com Lia por acidente, pensando que estava se casando com Raquel, a mulher por quem ele estava realmente apaixonado. No entanto, Lia se tornou a mãe de muitos filhos de Jacó.
Após ser humilhada por Lúcifer, Lia decide cometer o mesmo erro de Raquel. Ela exige que Jacó se deite com Zilpa para ter mais filhos e não aceita sua recusa.
Nos próximos capítulos de Gênesis, influenciado por Lúcifer (Igor Rickli), Bila (Allana Lopes) acaba fazendo uma proposta para Raquel (Thais Melchior). Vendo a tristeza da filha de Labão (Heitor Martinez), que não consegue engravidar de jeito nenhum do marido, a moça a lembra que há a possibilidade de dar uma serva pro marido pra que ela gere filhos quando a senhora da casa não consegue.
Gênesis 29. Jacó se encontra com Raquel junto ao poço — Por ela, Jacó serve Labão sete anos — Labão dá primeiro Lia em matrimônio a Jacó e depois, Raquel — Jacó serve mais sete anos — Lia dá à luz Rúben, Simeão, Levi e Judá.
Jacó teve doze filhos e algumas filhas. Os filhos de Jacó são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Das filhas de Jacó, a única citada na Bíblia é Diná.
Jacó e Lia tiveram sete filhos juntos, que se tornaram os ancestrais de algumas das tribos de Israel. Cada filho tinha sua própria personalidade e habilidades únicas, e suas histórias são fascinantes e cheias de curiosidades interessantes. Se você estiver interessado em saber mais sobre Jacó, Lia e seus filhos, a Bíblia é uma fonte rica de informações e histórias emocionantes.
A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos “queridinhos” do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.
Na novela "Gênesis", Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato) após um tempo voltará a engravidar e dará mais três filhos em sequência para Jacó (Miguel Coelho/Petronio Gontijo). A essa altura, o pastor já terá tido filhos com suas servas depois que Bila (Allana Lopes/Patricia França) e ela própria caírem em plano de Lúcifer (Igor Rickli). As cenas iriam ao ar originalmente no capítulo 112, obtido pelo Purepeople, mas a Record TV vem esticando os episódios.
Zilpa perde as forças e cai de joelhos. Salma se consome em lágrimas, enquanto Zilpa solta gritos profundos de dor, sem áudio. Lia e Bila tentando ampará-la”, indica o script. Depois, Jacó revela a causa morte do amigo.
Gênesis 29. Jacó se encontra com Raquel junto ao poço — Por ela, Jacó serve Labão sete anos — Labão dá primeiro Lia em matrimônio a Jacó e depois, Raquel — Jacó serve mais sete anos — Lia dá à luz Rúben, Simeão, Levi e Judá.
Ao amanhecer, Jacó percebeu que havia dormido com Lia ao invés de Raquel e foi reclamar junto ao Labão, contudo o mesmo indagou em sua defesa que não era tradição daquela região entregar ao casamento a filha mais nova antes da filha mais velha, assim ponderou que Jacó deveria concluir a semana de núpcias com Lia para que depois ele lhe concedesse esposar Raquel unindo ainda a condição de mais sete anos de serviços prestados, assim Jacó se uniu conjugalmente com a Raquel e ambas passaram a se relacionar com ele e isso as levou a um grande desconforto entre si, pois Jacó amou Raquel de todo o coração, muito mais do que Lia.
Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.
"Seu nome vai ser Zebulom (Maurício Pitanga), porque Deus me deu um belo presente. Agora meu marido vai ficar comigo porque dei pra ele seis filhos", diz, ainda esperançosa Lia, que nutre tal sentimento desde o parto de Rúben (Felipe Cunha).
Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.
Raquel acaba pensando no assunto e manda a própria Bila se deitar com Jacó (Miguel Coelho) para ela gerar um filho dele em seu lugar. Bila acaba aceitando, vendo a possibilidade de se aproximar de Jacó e subir na vida.
Raquel era estéril, e durante muito tempo sofreu o drama de não poder ser mãe. Na ansiedade de poder dar filhos a seu marido, Raquel pediu que Jacó se deitasse com Bila, sua serva pessoal. Dessa forma, os filhos de Jacó nascidos através de Bila seriam considerados seus filhos legais. Foi assim que nasceram Dã e Neftali (Gênesis 30:1-8).
Veja a História de Lia completa e quem ela foi, tudo em um só lugar… Lia foi uma personagem bíblica relatada pelo autor do primeiro livro do Antigo Testamento do cânon bíblico.
Lia morreu antes de Jacó e foi enterrada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca. Já Raquel foi enterrada no caminho de Efrata, ou Belém, onde Jacó ergueu uma estela sobre o túmulo.
Lia realmente nunca foi a mais amada e querida por Jacó, isto é fato! No entanto, alguns detalhes desta história foram alterados para poderem ser retratados na novela “Gênesis”, da Record TV. Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus.