Agrupamento dos elementos químicos em linhas verticais As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos.
Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "s" são:
Todos são gasosos e possuem baixa reatividade. Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
- Gasosos: apenas os elementos hidrogênio (H), nitrogênio (N), oxigênio (O), flúor (F), cloro (Cl) e os gases nobres são gasosos em temperatura ambiente.
Resposta. Os gases nobres: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn).
Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica. Os elementos químicos dessa família são: Hélio (He)
Resposta: Os gases nobres apresentam dois ou oito elétrons na sua camada mais externa e pela regra do octeto estão estáveis sem a necessidade de interação com outros elementos químicos, portanto ficando livres na forma de gás no ambiente.
Os gases nobres, como o hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio, recebem esse nome por apresentarem uma alta estabilidade, ou seja, são inertes e dessa forma, não se ligam a outros elementos.
Resposta. São os gases nobres, da família 8A, pois possuem sua ultima camada completa com 8 elétrons, ou no caso de Hélio, apenas 2 elétrons.
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
São três as principais fórmulas químicas usadas para representar os compostos covalentes: fórmula molecular, fórmula eletrônica ou de Lewis e fórmula estrutural plana.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Na fórmula eletrônica da água, os elétrons da última camada do oxigênio são simbolizados por pontos e os de hidrogênio por “x” ao redor do símbolo do elemento. Assim, a água deve ser representada por: H ∙∙ O ∙∙ H.
Fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.
A fórmula molecular indica a quantidade de átomos de cada elemento químico que compõe uma molécula ou espécie química de determinada substância e a proporção em que eles se encontram. ... Assim, sua fórmula molecular poderia ser qualquer uma das seguintes: CH, C2H2, C3H3, C4H4, C10H10 e assim por diante.
Uma fórmula química é a representação de uma substância através de símbolos....Pontos a ressaltar:
Na fórmula de Lewis, cada par de elétrons compartilhado representa uma ligação química (covalente), em que os elétrons se encontram na região da eletrosfera que é comum a cada par de átomos que estão unidos. Por isso, na representação, eles são colocados lado a lado.