Elemento que possui símbolo Mg, número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) e disponibiliza a massa atômica de 24 u. O magnésio é membro da família dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Periódica dos elementos.
5
Introdução
Lista
Obtenção do boro O boro é um elemento que não se encontra livre na natureza, está sempre associado a outros minerais e substâncias. Existem 150 compostos contendo boro, sendo que os elementos comumente presentes nessa combinação são cálcio, magnésio e sódio.
Onde podemos encontrar o boro? – os principais depósitos de minerais contendo boro estão localizados em: Califórnia, Estados Unidos; Kirka, Turquia; Chile; China e região de Vladivostok na Rússia.
O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas). Um fator muito importante para a sua disponibilidade do solo é o pH.
Produção. As fontes economicamente mais importantes de boro são os minerais: colemanita, rasolita (kernita), ulexita e o bórax. Esses minerais juntos constituem 90% da exploração de minério de boro.
O boro (símbolo B) é um elemento do grupo dos não-metais, mais precisamente do grupo 13 e se encontra no segundo período da tabela periódica. ... Dentre as principais características do Boro estão a leveza, a baixa condutibilidade elétrica, a alta dureza, encontra-se no estado sólido nas CNTP e possui coloração preta.
B
30 de junho de 1808
O boro foi descoberto em 1808 em Londres, Inglaterra, pelo químico inglês Sir Humphrey Davy (1778-1829) e em Paris, França, pelo físico e químico Louis Joseph Gay-Lussac (1778-1850) e pelo cientista francês L. J. Thenard. O nome boro deriva do árabe buraq.
O Boro é um mineral essencial para a saúde e crescimento do nosso corpo. Condições como artrites e osteoporose podem ser amenizadas pelo Boro assim como os sintomas da menopausa. Acredita-se que o mineral também melhora a habilidade natural do corpo de absorver cálcio e magnésio.
Os elementos químicos da Família do Boro apresentam configuração eletrônica com três elétrons na camada de valência e, com exceção do tálio (Tl), eles geralmente utilizam esses elétrons para fazer três ligações, levando a um estado de oxidação +3.
Não metal
Não metal
Na tabela periódica, a família dos calcogênios se refere ao grupo VI-A. A família dos calcogênios é formada pelos elementos: Oxigênio, Enxofre, Selênio, Telúrio e Polônio. Todos os elementos dessa família se caracterizam por apresentarem propriedades semelhantes, como por exemplo: possuem número de oxidação – 2.
Na tabela periódica, a família dos halogênios é composta pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).
O grupo dos halogênios é o de número 17 (ou 7A) da tabela periódica e tem seu nome derivado do grego e que significa formadores de sais. Todos os elementos desta família são não metais (ametais) e representativos. São eles: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.
Os halogênios são elementos químicos que, de uma forma geral, não são muito abundantes na natureza. São geralmente encontrados em sais presentes na água do mar, principalmente o flúor, que é encontrado em grande abundância, e o cloro.
A série química dos Halogênios pertence ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica. Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio.
A série química dos halógenos, halogênios ou halogéneos é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: Flúor(F), Cloro(Cl), Bromo(Br), Iodo(I), Astato(At) e Tenesso(Ts) (este último, radioativo e pouco comum)....Halogênio.
Significado de Halogênio adjetivo, substantivo masculino Diz-se de ou grupo do cloro e elementos que figuram na mesma coluna da tábua periódica: flúor, bromo, iodo e astatínio.
Os halogênios são fortes oxidantes e reagem, principalmente, com os metais alcalinos (Família I A) que apresentam a tendência de doarem um elétron. ... Possuem a característica comum, de apresentarem 7 elétrons na camada de valência (última camada eletrônica) a partir da configuração eletrônica (np5).