Geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 50 e os 200 mg por dia, conforme as indicações dadas pelo médico.
A dose habitual da hidroclorotiazida na hipertensão é de 12,5 a 25 mg por dia em dose única diária. A maioria das bulas do medicamento fala em doses de 50 mg e até 100 mg por dia, o que atualmente sabemos ser uma posologia exagerada.
Dose inicial: 50 a 100mg/dia, em uma só tomada pela manhã ou em doses fracionadas. Após 1 semana a posologia deve ser ajustada pelo médico até se conseguir a resposta terapêutica desejada sobre a pressão sanguínea.
Olá! A losartana já começa a fazer efeito nas primeiras horas após a sua ingestão. Seu efeito máximo pode demorar alguns dias a poucas semanas, pois age em uma via específica do organismo (sistema renina-angiotensina-aldosterona).
Após a administração oral, as concentrações plasmáticas da losartana e de seu metabólito ativo diminuem poliexponencialmente, com meia-vida final de aproximadamente 2 horas e de 6 a 9 horas, respectivamente.
Em estudos clínicos controlados que envolveram pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana, muitas vezes em combinação com hidroclorotiazida, foi geralmente bem tolerada. Os efeitos mais comuns relacionadas ao medicamento foram tontura, astenia/fadiga e vertigem.