Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 8 distritos: Curitiba, Bacacheri, Campo Comprido, Pinheirinho, Santa Felicidade, Santa Quitéria, Tatuquara e Umbará.
Segundo o IBGE, o bairro mais populoso era a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), localizado na região homonima, que reunia 157 461 habitantes, sendo seguido pelo Sitio Cercado, na Regional Bairro Novo, com 102 410 pessoas, e pelo Cajuru, situado na regional de mesmo nome, com 89 784.
Mas existe um lado de Curitiba que é desconhecido pela maioria da população. Nossas favelas. Favelas na Cidade Industrial de Curitiba, o maior bairro da cidade.
Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade.
O Gentílico de Curitiba é Curitibano. Sua população no ano de 2010 era de 1.
Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais. Em 1872, segundo registros históricos, a presença dos alemães no núcleo urbano já era notável.
O estudo, realizado entre março de 1999 e abril de 2001, indica que no município de Curitiba aproximadamente 20% da área é composta por solos aluviais - formados por areias e argilas orgânicas - "ruins" para a escavação, pois apresentam baixa resistência e grande quantidade de água.
Latossolo
Principais classes de solos encontradas no estado do Paraná. a) Conceito: são solos profundos (Figura 1), bastante intemperiza- dos (velhos e alterados em relação à rocha) e geralmente de baixa fertilidade. Ocupam, normalmente, os topos de paisagens, em re- levos mais planos (Figura 2).
Na classificação da capacidade de uso das terras, há maior interesse em considerar grupos de características e de propriedades do que considerá-las isoladamente. Isso porque cada classe de terra é distinguida das demais por grande número de características e propriedades, que podem influir em importantes deduções.
Os tipos de solo são classificados de acordo com as variáveis de cor, a textura, porosidade, quantidade de matéria orgânica. Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. ... Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
Quais são os elementos que compõe o solo?