Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. ... A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.
Vegetação – Em virtude da baixíssima umidade, os climas desérticos têm vegetação escassa e adaptada à hostilidade climática. As raras árvores e arbustos encontrados nesse tipo de clima, em geral, possuem o tronco recoberto por espinhos para reter água em meio ao clima árido.
O relevo da pradaria é baixo, compondo uma paisagem homogênea sendo sua flora formada por diversas espécies de gramíneas (vegetação rasteira) e plantas leguminosas; e, a fauna é composta de aves (avestruz, pombo, perdiz, pica pau, etc.)
No Brasil, a Pradaria está restrita ao Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176 mil km², o que corresponde a 63% do território desse estado e 2% do território nacional.
Os animais típicos das pradarias são os ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-da-pradaria, entre outros. A pradaria apresenta apenas vegetações herbáceas diferindo, por exemplo, das savanas, que podem apresentar árvores e são típicas de locais quentes e secos.
Há baixa densidade hidrográfica. Abrange as bacias hidrográficas do Uruguai, Sudeste e Sul, com rios que apresentam traçados em curvas (meandros), favoráveis à navegação.
As florestas com Araucária (ombrófila mista) ocorrem nos planaltos da região Sul situados a oeste da Serra do Mar. Há um grande número de espécies ameaçadas de extinção nesse bioma.
Brasília ( – Compostos por fauna e flora singulares, características físicas, climáticas, geográficas e litológicas (das rochas) importantes para o ecossistema, os seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – renderam ao Brasil o título de país com a maior ...
Pantanal
Caatinga
Pantanal