EQST

Quantos Dias Um Funcionrio Pode Faltar No Ms?

Quantos dias um funcionário pode faltar no mês?

Pela lei, após 30 dias consecutivos de faltas injustificadas, o empregador pode alegar abandono de emprego e demitir o funcionário por justa causa. Caso essas 30 faltas aconteçam em dias alternados ou o funcionário as justifique, tal situação não será caracterizada como abandono de emprego.

O que diz a CLT sobre faltas?

É o artigo 473 da CLT que aborda a questão das faltas justificadas apresentando as situações em que o trabalhador pode se ausentar sem prejuízo de salário. Em outras palavras, circunstâncias em que o funcionário pode faltar sem sofrer descontos em sua remuneração.

Quando falta um dia de trabalho desconta dois?

Entretanto, nos casos de faltas injustificadas, existe um desconto nessa remuneração. Por mais que o funcionário tenha duas faltas em uma única semana, o desconto em seu DSR será de apenas um dia. Isso acontece, pois o DSR corresponde somente ao dia de descanso desse colaborador.

O que são as faltas?

De acordo com a legislação, as faltas justificadas (ou abonadas) ocorrem quando o colaborador não comparece ao trabalho por alguma das razões pré-determinadas pela legislação. Neste caso, não pode haver qualquer desconto de salário ou medida por parte da empresa.

Quantos dias de falta desconta nas férias?

Como descontar a falta de quem trabalha 12x36?

1: Se o funcionário falta um dia de serviço em sua escala,é descontado o dia de falta mais 01 dia de DSR. Ex. 3: Se o funcionário falta 2 dias de serviço em sua escala (em semanas diferentes) é descontado 2 dias de falta mais 02 dias de DSR.

Como funciona o atestado médico para quem trabalha 12x36?

Informamos que apesar do empregado ter jornada de trabalho 12x36, o atestado médico conta-se como dias consecutivos, portanto, dentro dos 15 dias de atestado médico, a empresa somente deverá abonar os dias úteis de trabalho deste empregado.

Como calcular o adicional noturno na escala 12x36?

De forma resumida, a fórmula para calcular o DSR noturno é: total de horas trabalhadas à noite ÷ dias úteis do mês x valor da hora noturna x nº de domingos e feriados do mês.

Como fazer o cálculo de DSR sobre adicional noturno?

O descanso semanal remunerado referente ao adicional noturno calcula-se da seguinte forma:

  1. Somam-se as horas noturnas normais realizadas no mês;
  2. Divide-se pelo número de dias úteis;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora normal;

Quem trabalha 12x36 tem direito a janta?

Na jornada 12×36, como o próprio nome sugere, o colaborador trabalha 12 horas seguidas, sendo obrigatório o intervalo intrajornada de uma hora para almoço ou jantar, e tira folga nas 36 horas consecutivas.

Quem trabalha à noite tem direito a adicional noturno?

O trabalho noturno é aquele compreendido entre às 22h e às 5h da manhã seguinte. Todo colaborador urbano que trabalhe ou faça hora extra neste período deve receber o adicional.

Quais os males de quem trabalha à noite?

A privação do sono em seu devido horário (noite) faz mal para nossa saúde. Pode até parecer um exagero, mas o trabalho noturno aumenta as chances de desenvolver doenças como pressão alta, obesidade e diabetes.

É bom trabalhar em escala 12x36?

O governo e os defensores da reforma trabalhista argumentam que a jornada 12×36 é favorável aos trabalhadores. ... Por mera conta matemática, chega-se à fácil conclusão de que a jornada 12×36 é mais benéfica ao trabalhador, que labora doze horas e descansa trinta e seis horas.