EQST

O Que Trata A Obra Romanceiro Da Inconfidncia De Ceclia Meireles?

O que trata a obra Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles?

Sobre a obra: Romanceiro da Inconfidência Inspirada por uma visita a Ouro Preto, Cecília Meireles compôs esse poema de temática social, retratando a luta pela liberdade no Brasil do século XVIII durante o episódio da Inconfidência Mineira e incorporando elementos dramáticos, épicos e líricos.

Qual o propósito do Romanceiro da Inconfidência?

Uma reunião de romances formava um romanceiro. O Romanceiro da Inconfidência narra a história da Conjuração Mineira, movimento revoltoso de 1789 promovido por colonos brasileiros que pretendiam tornar a região de Vila Rica (Minas Gerais) independente do domínio português.

Como ler Romanceiro da Inconfidência?

Para a professora, Romanceiro da Inconfidência pode ser lido de muitas formas. “É possível ler cada romance como autônomo, um conjunto de romances e a obra inteira. O leitor não precisa necessariamente ler direto da primeira à última página. Ele pode escolher cada conjunto de romances pelo assunto.

Como Cecília Meireles escreveu Romanceiro da Inconfidência?

Cecília Meireles Romanceiro da Inconfidência/Autores

O que é que Ouro Preto têm Cecília Meireles?

"O que é que Ouro Preto tem? Cadeirinhas de arruar. (...)" ⛪🍃✨ . ✍Trecho do poema "O que é que Ouro Preto tem?", de Cecília Meireles.

Quais foram as inconfidências da literatura?

Deste movimento conhecido como Inconfidência Mineira participaram intelectuais como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, os poetas mais expressivos do Arcadismo brasileiro. No final do século XVII, a ex-rainha da Suécia, Cristina, filha de Gustavo Adolfo, fixou residência em Roma.

Qual era o objetivo da Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi um movimento separatista que aconteceu em Minas Gerais no ano de 1789. O principal objetivo era obter a independência de Minas em relação a Portugal. O lema da Inconfidência Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.

Por que o nome Romanceiro da Inconfidência?

Esse é o caso de Romanceiro da Inconfidência, que nos leva à época da Inconfidência Mineira e de Tiradentes por meio de poesias líricas. Mas o que significa romanceiro? ... Nele, “romanceiro” era o nome dado a uma narrativa linear, ou seja, uma história, contada por meio de poemas.

Quantas partes têm Romanceiro da Inconfidência?

Romanceiro da Inconfidência pode ser dividido em cinco partes, entrecortadas por caracterizações de cenário e intervenções do narrador para suas "falas". Focaliza o ambiente e os antecedentes que conduzem à Inconfidência [do Romance I ao XIX]. Focaliza a trama e a frustração da Inconfidência Mineira.

Qual o tema que serviu de base para Cecília Meireles escrever o seu Romanceiro como uma obra que trata de um assunto ocorrido no século xviii ainda se mantém tão atual?

Nessa obra, Cecília Meireles utiliza-se, pela primeira vez, da temática social, de interesse histórico e nacional, enfatizando a luta pela liberdade. ... Como se trata de um fato histórico, e dos mais importantes, a autora tem o cuidado de não se limitar a relatá-lo em versos, mas procura recriá-lo por meio da imaginação.

Qual acontecimento Cecília Meireles relata no seu poema?

A obra é composta por 85 romances, de caráter narrativo, escritos em versos regulares. A temática é a Inconfidência Mineira. A poetisa, assim, faz uma releitura lírica desse fato histórico e de outros que o precederam.

O que são os romances dentro de um romanceiro?

Gênero Romanceiro e estrutura da obra O gênero romanceiro é uma coleção de poesias ou canções de caráter popular. De tradição ibérica, surgiu na Idade Média e é, em geral, uma narrativa com um tema central. Cada parte tem o nome de romance – que não deve ser confundido com a denominação do atual gênero em prosa.

Qual a relação da Inconfidência Mineira com a literatura brasileira?

A Inconfidência Mineira como inspiração Uma das obras mais célebres da poetisa moderna Cecília Meireles homenageia os inconfidentes. Na coletânea de poemas Romanceiro da Inconfidência , Cecília conta a história de Minas desde o início da exploração do ouro até culminar na Inconfidência Mineira.

O que foram os inconfidentes?

Os Inconfidentes O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.

Quais eram os cinco principais objetivos dos inconfidentes mineiros?

- Obter a independência do Brasil em relação a Portugal; - Implantar uma República no Brasil; - Liberar e favorecer a implantação de manufaturas no Brasil; - Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.

Quais os objetivos da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana?

Seus principais objetivos eram: o fim do pacto colonial com Portugal, a implantação da República, a liberdade comercial no mercado interno e externo e a liberdade e igualdade entre as pessoas (eram favoráveis à abolição da escravidão).

Quem escreveu Romanceiro da Inconfidência?

Cecília Meireles Romanceiro da Inconfidência/Autores

Como o poema apresenta o alferes Tiradentes?

O Alferes Tiradentes foi um homem forte que se tor- nou a grande vítima da Inconfidência. ... No romance “Da Bandeira da Inconfidência”, o narrador descre- ve as reuniões dos inconfidentes, o clima de segredo, de traição e de revolta.

Qual o poema mais famoso de Cecília Meireles?

10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles analisados e comentados
  • Motivo. Eu canto porque o instante existe. ...
  • Ou isto ou aquilo. Ou se tem chuva e não se tem sol, ...
  • Despedida. Por mim, e por vós, e por mais aquilo. ...
  • Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, ...
  • Encomenda. Desejo uma fotografia. ...
  • Reinvenção. ...
  • A bailarina. ...
  • Elegia.
Mais itens...•2 de out. de 2020

O que são Romanceiros?

Significado de Romanceiro Coleção de poesias e canções populares que constituem a literatura poética de um povo: romanceiro nordestino; o "Romancero Gitano", de Garcia Lorca, baseia-se na tradição do romanceiro andaluz.