de 7 a 8 dias
29,5 dias
Isto é, quanto menor a massa de um corpo, menor a força de atração, também chamada força de gravidade. E, quanto maior a distância entre dois corpos, menor a força de atração. Como a Lua tem cerca de 1/49 da massa da Terra, terá gravidade menor.
Cálculos semelhantes valem para qualquer planeta ou satélite. A Lua também tem aceleração gravitacional, mas como possui massa bem menor do que a da Terra, sua gravidade é de cerca de um sexto da de nosso planeta. O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² .
A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." ... Se a Lua estivesse a orbitar em torno do Sol sozinha então seria, provavelmente, considerada (dadas as suas caracteristicas) um planeta principal. Mas não é isso que acontece.
A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos. ... O seu diâmetro é de aproximadamente 3.
A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. ... “Quando Terra e Lua estão próximas, a força de gravidade é maior. Então, as marés dependem da força gravitacional trocada com a Terra.
A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra — chamado de puxão gravitacional. ... Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra.
O movimento de precessão da Terra é produzido pela atração gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre ela. Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável.
270 graus C
20 de julho de 1969
Era necessário para os Estados Unidos, mostrar também a sua potência e sua capacidade de explorar o espaço, após o aparecimento do satélite russo Sputnik. Tanto que hoje, as buscas e pesquisas são feitas por robôs, pois os gastos e risco de vida são altíssimos.