Uma das características desse rash é que ele evanesce momentaneamente quando pressionamos a pele com os dedos. As manchas da dengue não costumam causar coceira, mas alguns pacientes referem algum grau de comichão. O rash dura por volta de 3 dias e desaparece sem descamar ou deixar manchas na pele.
A dengue é uma doença febril aguda que ocorre quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. 2. Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença? Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias.
Febre alta e dor atrás dos olhos estão entre os principais sintomas que aparecem na primeira fase da doença. A dengue tem uma primeira fase, que dura de dois a três dias, em que o doente melhora. Aí vem uma segunda fase em que o paciente pode piorar, com ocorrência de sangramento na gengiva e no nariz.
Para aliviar a coceira na pele, que surge nos primeiros 3 dias após a infecção por dengue, boas opções são:
Se acha que pode estar com dengue, selecione os seus sintomas, para saber qual o risco:
A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.
No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.
A loratadina é um antihistaminico e não tem contraindicação de uso na dengue; o ideal é avaliar a lesão que tem nos braços para ver se realmente é alérgico antes que inicie uma medicação.
Os sintomas mais comuns da dengue são dor de cabeça e nos olhos, febre alta, muitas vezes passando de 40 graus, dor nos músculos e nas articulações, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e fraqueza. Em alguns casos, pode acontecer sangramento de gengiva e nariz.
Segundo o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, a dengue não costuma causar sintomas respiratórios fortes. "Pode causar discreta secreção no nariz, uma tosse leve e seca, mínima dor de garganta, sem produzir catarro grosso", explica.
Outros anti-inflamatórios não-hormonais (Aines) Alguns nomes também devem ser evitados quando você pensar que pode estar com o vírus da dengue circulando em seu organismo: naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno. Fique sempre atento e evite esses fármacos.
Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.
Os remédios que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue e que geralmente são recomendados pelo médico são o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina), que ajudam a baixar a febre e a reduzir a dor.
O que comer: couve, Agrião, Cenoura, melancia, pera, carnes magras, ovos e leite. O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta.
Frutas como laranja, limão morango e kiwi são ótimas fontes dessa vitamina e consumi-los em forma de suco é uma ótima sugestão. Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais.
Circula na internet a informação de que tomar suco de inhame cru batido com água pode curar a dengue. A mais nova versão da promessa afirma que um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que o tubérculo elimina os sintomas da doença em apenas quatro horas.
Os chás de camomila, hortelã e também o chá de erva-de-são-joão são bons exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue porque possuem propriedades que aliviam a dor muscular, a febre e a dor de cabeça.
Devem ser consumidos alimentos ricos em ferro heme (origem animal) como a carne vermelha, por exemplo, juntamente com fontes de vitamina C (suco de limão, acerola, laranja) a fim de aumentar a absorção de ferro se o doente estiver com anemia ferropriva.
Chás de alecrim e cavalinha também surtem o mesmo efeito e podem ser preparados em infusão. O segredo para não sofrer com as dores intensas da chicungunya é tomar todos os esses chás. Outra dica interessante é preparar sucos detox com abacaxi, água de coco, couve, gengibre e diferentes vegetais.
Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (analgésicos). Na fase aguda, recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.
O período entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas pode variar de 1 a 12 dias, mas a média é de 3 a 7 dias. O Vírus pode ficar circulando no sangue a partir de dois dias antes do início dos sintomas até 10 dias depois. É durante este período que a pessoa pode passar o vírus para um mosquito caso seja picada.
“O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.
Os exames de PCR em Tempo Real podem ser liberados em até 30 dias. o exame preferencial para o diagnóstico de Chikungunya, realizada em AMOSTRAS COLETADAS DO 7º AO 15º DIA DO INÍCIO DOS SINTOMAS. Para as amostras IgM NÃO REAGENTES, será realizado o PCR em amostras até o 8º dia de sintomas.
Chikungunya, exame de anticorpos Pode ser realizado a partir do sétimo dia da doença. Os exames também chamados de IgM e IgG conseguem dosar os anticorpos produzidos pelo organismo para combater a doença. Diferente da dengue só afeta o paciente uma vez na vida.