Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
Por isso, tente ficar tranquila no dia da consulta e da realização dos exames, pensando no médico como seu amigo. A presença da sua mãe ou uma mulher adulta de sua confiança, que já tenha experiência em consultas ginecológicas, pode te ajudar a ficar mais calma.
Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico. Medo de médico, portanto. Ou, como é mais conhecida, a "síndrome do jaleco branco".
O ginecologista introduz dedos na vagina da mulher, com a outra mão sobre o abdomen ajeita a posição dos órgãos e apalpa-os. O que ele quer observar com esse exame? Mauro Sancovski – O toque é muito importante, porque permite analisar as condições em que se encontram os órgãos internos da mulher.
As 24 perguntas que ginecologistas mais escutam
Quando procurar um ginecologista?