DEUSES BABILÔNICOS O panteão de Deuses do primeiro Império Babilônico incluíam numerosas tríades de Deuses, ou deidades. Uma de tais tríades era composta de Anu (o Deus do céu), Enlil (o Deus da terra, do ar e da tempestade) e Ea (o Deus que presidia as águas).
Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior mitologia grega.
Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses.
Em Uruk surgiu também o comércio, a prestação de serviços, a arquitetura e parte importante da história da colonização da Mesopotâmia. Ainda assim, a trajetória dessa civilização continua sendo pouco conhecida.
A organização social dos Sumérios era por estamento assim como os outros povos que passaram pela Mesopotâmia, lá haviam os privilegiados(Sacerdotes,soldados,etc.) e Não privilegiados(Artesãos,camponeses,etc.) O rei não se encaixa nesses critérios pois ele era absolutista e teocrático.
Os sumérios estabeleceram-se ao norte do golfo Pérsico, na embocadura do Tigre e do Eufrates 4 000 a.C.. Acredita-se que pertencessem a uma etnia vizinha dos egípcios. Por volta de 3 200 a.C., já tinham uma escrita feita de desenhos ou pictogramas.