Conheça os 13 certos na administração dos medicamentos: – Número do atendimento; – Número da prescrição; – Data atualizada; Paciente certo.
Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo.
O que fazer para evitar os erros na residência enfermagem?
Você precisa verificar se a medicação está sendo aplicada na pessoa certa e, para isso, é necessário utilizar seus marcadores de identidade (nome e data de nascimento), bem como questioná-la sobre o seu quadro, caso esteja consciente.
A administração de medicamentos, prática realizada nas instituições hospitalares sob-responsabilidade da equipe de enfermagem, deve ser vista por todos os profissionais de saúde envolvidos com a terapia medicamentosa sendo, portanto, apenas uma das etapas do processo de medicação.
Verificado por especialistas Diante disso, a administração de medicamentos nas dosagens e horários corretos, permite que o paciente apresente menor probabilidade de estar sujeito aos efeitos colaterais, para que o tratamento se torne mais eficaz.
Vias subcutânea e intramuscular Vacinas e medicamentos injetáveis são exemplos de aplicações por via subcutânea e intramuscular, aplicados com seringas e agulhas. Os medicamentos administrados via intramuscular têm a sua absorção variada, podendo ser rápida ou lenta, de acordo com a formulação do fármaco.
A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.
Durante a filtração, as drogas que não estiverem ligadas às proteínas plasmáticas sofrem passagem para dentro dos túbulos renais, através de poros presentes nos glomérulos. ... Com isto, tanto a filtração como a secreção oferecem mecanismos para que ocorra a excreção de substâncias através da urina.
A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular.
A eliminação dos fármacos pode ser realizada por biotransformação ou excreção, sendo que a maioria deles passa por ambos os processos. Por excreção se entende a passagem dos fármacos da circulação sangüínea para o meio externo; é através deste processo que os compostos são efetivamente removidos do organismo.
O fígado é o ponto principal de biotransformação de fármacos. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente ativos — às vezes, muito mais que o composto original.