O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrá-lo cerca de 4 centímetros acima do umbigo. Até ao final do mês, continuará a crescer para cima, atingindo os 6,5 centímetros acima do umbigo.
Em geral, a altura uterina acompanha as semanas gestacionais, com margem de 3 centímetros para mais ou para menos. Dessa forma, uma gestante com 20 semanas de gravidez deve ter entre 17 cm e 23 cm de altura uterina.
Nessa fase da gravidez, a mãe já sente a movimentação fetal e o útero se apresenta aumentado até o umbigo da gestante, com uma média de 20 cm a partir do púbis. Normalmente o bebê mede cerca de 16 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 300 g.
3O bebê começa a se mexer normalmente depois da 20ª semana de gestação, mas isso pode acontecer um pouco depois. 4 Estresse e problemas emocionais podem fazer com que o bebê se mexa menos ou até mesmo pare de se mexer dentro da barriga da mãe.
No final da gestação é normal que a altura uterina diminua. “No final da gestação também pode-se verificar uma diminuição da altura uterina, pois o feto tende a se encaixar no canal de parto”, afirma Magrin. A altura uterina pode diminuir por outros motivos mais graves.
Enquanto mulheres de primeira gravidez demorarão um pouco mais a ter a barriga baixa, pode mesmo nem apresentar a barriga baixa na gravidez, nem mesmo no dia do parto mesmo que seja normal. Não é uma regra ter a barriga baixa, mas é bastante comum que aconteça, como tudo, varia de organismo para organismo.
Depende muito da transformação do corpo, e cada corpo é único. — O bebê não está sendo impedido de crescer. A musculatura é tão forte, que o útero não fica tão proeminente. Mas é importante acompanhar o crescimento da barriga.
Nada está errado. “Teoricamente, o útero sai da pelve, da região da bacia, a partir das 12 semanas, ou seja, nos três meses de gestação. Antes disso é muito difícil a mulher ter 'alguma barriga'.
O bebê com 35 semanas, que são 8 meses de gravidez, já está completamente formado e já tem uma aparência semelhante à esperada no nascimento. No entanto, ainda precisa crescer mais um pouco e ganhar mais peso antes de nascer.
O desenvolvimento do bebê com 39 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele já pode nascer. Mesmo que a mulher tenha cólicas e a barriga fique muito dura, que representa as contrações de parto, ela poderá fazer uma cesária.
O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.
Isso porque a movimentação fetal é um sinal de vitalidade, ou seja, indica que ele continua se desenvolvendo normalmente. De acordo com o especialista em medicina fetal Heron Werner Júnior, do Laboratório Delboni, no Rio de Janeiro, o número de vezes que o bebê se mexe ao longo do dia varia.