O livro de Mateus fala que Jesus curou dois cegos (Mateus andou lado a lado com Jesus) e que Jesus saía de Jericó com os discípulos. O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó.
Narrativa bíblica O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
O nome “Bartimeu” Bartimeu é na verdade uma junção de uma palavra grega e um nome. A palavra grega “Ben” (traduzida como “Bar”), significa “filho” ou “filho de”, indicando a paternidade de Timeu. É um estranho nome híbrido semita-grego com uma tradução explícita "filho de Timeu".
O nome de Bartimeu é uma junção, uma construção (Estado Construto do Hebraico Bíblico) Aramaica, onde a primeira parte do seu nome, “BAR” significa “filho do”, e “Timeu” significa “IMPURO”.
O levita não ajudaria o homem ferido ou talvez morto pela mesma razão. Já os samaritanos e os judeus eram inimigos, e sendo assim os que ouviam Jesus devem ter ficado impressionados por ele escolher um samaritano para ser o “próximo” na história, para ser aquele que agiu tendo compaixão.