O jogo foi lançado no Japão em 17 de Dezembro de 2009, e em 9 de Março de 2010 na América do Norte e Europa. Pela primeira vez na série, um jogo foi traduzido para o Mandarin, sendo que esta versão foi lançada para o PS3 em maio de 2010. Uma sequência entitulada Final Fantasy XIII-2 foi anunciada em 18 de Janeiro de 2011 e lançada em 15 de Dezembro do mesmo ano, e uma segunda sequela, Lightning Returns: Final Fantasy XIII, foi anunciada em 01 de setembro de 2012, e foi lançada em 2014.
"Re: Final Fantasy XIII" é um DVD promocional que foi lançado pela Square Enix no Japão no dia 13 de dezembro 2008, para anunciar os próximos jogos da série Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy. E também foi incluído trailer nunca vistos, junto com trailers mostrados durante o evento DKS3137. O DVD possui 50 minutos de duração e o primeiro gameplay verdadeiro de Final Fantasy XIII. No DVD, foram mostrados alguns Final Fantasy novos, como Final Fantasy VII: Advent Children Complete, Dissidia Final Fantasy, e também outros jogos não-final fantasy. A segunda demo, Final Fantasy XIII Premiere Party, foi destaque durante a Tokyo Game Show de 2009, que apresentava a invocação, assim como o sistema de mudança de paradigma. Mais uma vez, só Lightning e Snow poderiam ser controlados, enquanto Vanille, Sazh e Hope os apoiavam.
Depois de cumprir o Focus de salvar Coccon, em vez de destruí-lo, as marcas l'Cie de todos se queimam. A verdadeira forma de Orphan que estava mergulhada no poço aparece, e revela que compartilha o mesmo desejo de Berthandelus, que era invocar o Criador, mesmo que isso signifique a sua morte. Acreditando que, destruindo Coccon, eles também podem salvá-lo, os l'Cie destroem Orphan.
Perceba que de Commando você terá apenas 2 (aliás, a essa altura do jogo, Snow já deve ter deixado a party, então apenas um Commando) e Ravager todos! Enquanto a Light for líder, deixe-a de Commando sempre, e os outros de Ravager, o que lhe dará o Paradigma Relentless Assault, o que você mais usará no jogo. Haverá um dos 2 healers na equipe, se for a Vanille bem, se for o Hope tome cuidado porque o life desse muleque é baixíssimo, ele é uma auto-ameaça. Sazh é o grande inútil da vez, mas futuramente ele poderá aprender Commando e Synergist.
Depois do boss mais um Eldolon, o do Sazh – Brynhildr. A Gestalt Gauge aumenta quando você fortalece os aliados (SYN role) e dá golpes que aumentem a chain gauge. Uma característica desse Eldolon é que ele dá vários ataques seguidos, então se tiver com um life baixo e ele resolver da uma seqüência de golpes, o personagem vai cair… Fora isso, nada complicado! Sazh ganhará um ATB conquistando o Eldolon.
O site oficial japonês revelou que uma novela digital intitulada Final Fantasy XIII Episode Zero -Promise-, que contém várias histórias escritas por Jun Eishima, que acontecem antes do início do jogo. A primeira história se chama "Encontro", e se concentra em Serah se tornando o primeiro l'Cie em Coccon por um longo tempo. A segunda história se chama "Desconhecido", e contra sobre o momento que Vanille e Fang acordam da sua Estase Cristalina, e começando a se acostumar à vida em Coccon. A terceira história, "Família", se concentra em Sazh e seu filho, Dazh; mostrando como Sazh conseguir o pinto chocobo, e como Dajh caiu nas garras do Sanctum.
Os primeiros boss do capítulo você já deve ter lutado contra anteriormente, com uma versão mais enfraquecida (com Sazh e Vanille). Eles são Jabberwooky (678000 HP) e Bandersnatch (254250 HP). O primeiro apesar do HP gigante é mais fácil de se matar, já que sua resistência contra magia é fraca, embora seus ataques mágicos sejam fortes. O segundo tem um bom ataque físico e é resistente contra magias, não imune, mas reduz e muito os danos mágicos, então deixe ele pra depois de matar o outro.
Duas sequelas foram feitas do jogo, a primeira, chamada Final Fantasy XIII-2 foi anunciada em 18 de janeiro de 2011 e lançada em 15 de dezembro do mesmo ano, e a segunda, Lightning Returns: Final Fantasy XIII foi anunciada em 01 de setembro de 2012, e lançada em 21 de novembro de 2013.
Nesse meio tempo você controlará Snow (sozinho, mas não é difícil) e Lightning junto ao Sazh, que podem ter dificuldades ao enfrentar o Myrmidon, que não é difícil de abater, usando 1 potion durante a luta dá pra ganhar sossegado, mas pra garantir, dá para equipar o Power Circle em um dos 2 para aumentar a força.
Através de uma força desconhecida, Lightning e seus companheiros acordam da sua Estase Cristalina. Depois de ver que as suas marcas haviam sumido, ele se reúnem com Serah e Dajh, que também acordaram como ser humanos normais. Enquanto os sobreviventes de Coccon ficam junto das unidades militares restantes por estarem vendo Gran Pulse pela primeira vez, Hope chora por um momento por Vanille e Fang, enquanto Lightning dá a sua benção ao casamento de Snow e Serah. Dentro do núcleo do pilar de cristal que está segurando Coccon acima de Gran Pulse, as formas cristalizadas de Vanille e Fang flutuam, ainda de mãos dadas, por terem cumprido o seu Focus.
Quando o jogo foi relançado em outubro de 2014 para PC, ele recebeu uma "recepção mista", e, na sua menor taxa a favor, de acordo com os jogadores o jogo possuía 41% de recepção positiva. Entre as muitas questões em que os jogadores se decepcionaram, as principais foi a resolução de 1280x720, a falta de configurações gráficas, gagueira na dublagem e vários atrasos. Mais tarde, o jogo recebeu vários comentários, "em sua maioria positivos", dos usuários do Steam depois que a Square Enix lançou um patch de atualização para corrigir a maioria dos problemas em Dezembro de 2014.
Final Fantasy XIII estava sendo traduzido para o inglês de acordo de como ia sendo feito, mas não tinha infraestrutura para apoiar o desenvolvimento. Não houve prazos para de entrega do conteúdo para garantir que os tradutores iriam traduzir todo o contexto final, e algumas cenas ainda poderiam ser cortadas depois que a dublagem inglesa e japonesa foi terminada. Todo o roteiro da dublagem foi regravado cerca de quatro ou cinco vezes. Os tradutores teriam que traduzir cegamente somente a partir de textos, e, depois de ver o início, eles logo perceberam que não iria funcionar. Com o tempo, os tradutores perceberam que as suas linhas não coincidiam com o momento ou emoção que os personagens iria interpretar. Os tradutores tinham o roteiro dos escritores, dos evento de vídeo, as transições da voz real em japonês e a o último amostra do jogo, mas todos os quatro eram diferente e nenhum deles tinha conclusão.
Os paradigmas podem ser alterados a qualquer momento para poder atender a situação atual, mas eles não podem ser alterados individualmente, apenas para todo o grupo de uma vez. Assim, um paradigma é a combinação de três funções. Há um total de 83 combinações de paradigmas possíveis (6 individuais, 26 duplos e 56 triplas). Os papéis utilizados são mostrados por meio de abreviaturas coloridas ao lado do nome do personagem.
Orphan tortura Vanille para Fang poder se tornar o Ragnarok. Não vendo nenhuma maneira de sair daquela situação, Fang tenta se transformar, mas os outros tentam impedi-la. Ela os domina, fazendo com que todos, menos ela e Vanille, se transformem em Cie'th. Fang é atacada pelo resto cambaleante dos seus companheiros, fazendo ela se transformar em uma versão incompleta do Ragnarok. O Ragnarok de Fang é incapaz de destruir Orphan; apenas a sua parte exterior se dissipa antes que ela voltasse a sua forma normal. Orphan revive Fang e a tortura para forçá-la a se tornar Ragnarok mais uma vez, enquanto Vanille, que estava incapaz de lutar, observa a amiga sofrer. Enquanto isso, Lightning, Snow, Sazh e Hope revivem as memórias da sua viagem, e encontram a força de vontade para poder voltar a sua forma normal, embora eles acreditem que as suas formas Cie'th eram outra ilusão do fal'Cie. Como Vanille se preparava para de levantar contra o l'Cie, os outros usam magias no Orphan e salvam Fang do fal'Cie, que cai no poço.
O Mode de Gestalt de cada Eidolon inclui um poderoso movimento especial que que irá aparecer toda vez que um Eidolon é invocado. A duração do Modo de Gestalt é determinado pela barra de Gestalt que aparece toda vez que o Eidolon é invocado; e a barra irá se encher cada vez que o invocador derrotar inimigos com o seu Eidolon.
Ravager: o role ravager é um role que fará seu personagem dar ataques mágicos e elementais. Sua importância consiste basicamente em 2 fatores: monstros elementais (você mata com mais facilidade um monstro de fogo usando gelo, por exemplo) e principalmente para aumentar a chain gauge – ataques mágicos aumentam a barrinha mais rapidamente, porém faz também com que ela diminua mais rapidamente também, tanto quando está para entrar em stagger mode, quanto está em stagger mode. Ou seja, esse depende do Commando, e vici-versa.
Saboteur: o role sabotador, como diz o nome. Eles realizam os debuffs, os efeitos que os Synergistas dão à sua equipe, os saboteurs dão aos inimigos com efeito oposto, obviamente. A Vanille inicialmente terá debuffs anti-defensivos, como deprotect e defaith, o que aumenta respectivamente os danos recebidos de ataques físicos e mágicos. Sempre é útil isso, mas deve-se usar com cautela e paciência, porque nem sempre funciona.
A visão geral do jogo ainda não tinha sido formada até o lançamento da demo incluída junto com Final Fantasy VII: Advent Children Complete, por que, até mesmo em um estágio avançado de desenvolvimento, a equipe não estava de acordo com os elementos-chave do jogo. Ela teve que fazer ajuntes na programação para poder concertar a demo, mas depois que ela estava completa, a equipe teve finalmente uma visão única sobre o que realmente seria jogado; sendo essa visão ficou fixa no sentido do jogo ao longo do final do desenvolvimento. Antes da demo, elementos diferentes para o jogo haviam sido criados com nenhum plano claro de como eles seriam utilizados no resultado final. Como a demo trouxe tudo junto, a equipe poderia priorizar alguns aspectos para ajudar a aumentar a popularidade.
Final Fantasy XIII acabou se popularizando inesperadamente e foi o título da série que teve uma relação tão forte com os fãs, onde até mesmo o diretor executivo da Square Enix, Yochi Wada, o reconheceu, dizendo que uma entrevista a Gamasutra que "...quando se vê a reação do cliente com a qualidade do jogo, um valor enorme é dado e algumas pessoas não ficam felizes com isso".
O único oponente bastante forte do capítulo é Greater Behemoth, mas como todos os outros behemoths, são no mesmo esquema: MED e SYN (de defesa principalmente) são necessários. Ele possui 75500HP, não é difícil, mas possui ataques poderosos. Alguns itens que são possíveis pegar: Alicanto e Feymark, são armas.