As capitais do Brasil correspondem às cidades em que se encontram as sedes dos governos estaduais. O território brasileiro é dividido em 26 estados e um Distrito Federal e possui 27 capitais somando-se Brasília, que é a sede do governo do Distrito Federal e a atual capital do Brasil.
São Paulo é o estado mais rico da nação porque a elite paulista teve formação tardia e não foi infectada pelo vírus da mentalidade escravocrata, que existe em todo o Brasil em maior ou menor grau.
A área onde viria a ser o território da cidade de São Paulo foi povoado pelos Jesuítas, doze padres estavam a frente da construção do colégio que foi o marco dessa povoação, entre eles José de Anchieta. ... O colégio jesuíta foi fundado em 25 de Janeiro do ano de 1554, dia de São Paulo, o que deu nome ao local.
São Paulo (estado)
São Paulo é o estado mais populoso e com o maior Produto Interno Bruto do Brasil. São Paulo (SP) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste, fazendo divisa com o Rio de Janeiro, a nordeste; com Minas Gerais, a norte; com o Mato Grosso do Sul, a oeste; e com o Paraná, ao sul.
São Paulo era a capital da província, portanto centro político e, ao mesmo tempo, era ponto de partida para o Rio de Janeiro e para Santos. Dessa maneira tornou-se o centro não só de decisões, mas principalmente centro financeiro. A cidade enriquecia graças ao desenvolvimento da cafeicultura.
São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto europeia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional.
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.