Exemplos de palavras polissílabas com quatro sílabas televisão (te-le-vi-são); borboleta (bor-bo-le-ta); esperança (es-pe-ran-ça); enfraquecer (en-fra-que-cer);
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba.
Sílabas são fonemas emitidos de uma só vez. Isso é percebido mais facilmente quando fazemos exercícios de separação silábica e dividimos as palavras conforme elas são pronunciadas. Assim, a palavra mar tem uma sílaba, enquanto on-da tem duas; bi-quí-ni, três e bra-si-lei-ros, quatro sílabas.
Sílaba – O que é Monossílaba: 1 sílaba, Dissílaba: 2 sílabas, Trissílaba: 3 sílabas, Polissílaba: 4 ou mais sílabas.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som), essas sílabas podem se juntar em uma única.
Há três regras básicas para isso:
A contagem das sílabas métricas (metrificação) A cada verso, damos início a uma nova contagem, sendo dispensadas as sílabas sobressalentes da última palavra do verso anterior. Isso porque a contagem das sílabas termina sempre na sílaba tônica da última palavra de cada verso, sendo dispensadas as demais, se houver.
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. ... Metro = medida do verso.
A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10. Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.
Resposta: A metrificação é o estudo da medida dos versos, geralmente em poemas. Fazer a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos versos chama-se escansão.
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
Escandir um verso é contar quantas sílabas poéticas ele tem. Vamos seguir dois passos bem simples: Contar as sílabas até a última sílaba tônica do verso (as sílabas átonas que vierem depois, se houver, não são consideradas); Fundir em uma sílaba só as vogais átonas (fracas) que aparecem entre as palavras.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
Um dos fatores mais importantes ao analisar um poema é a contagem de sílabas poéticas. A essa prática, dá-se o nome de escansão. ... Uma palavra é oxítona caso a sílaba tônica (sílaba mais acentuada, mais “forte”) seja a última. Por exemplo: ca-fé, in-te-ri-or, trem etc.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra. Marcaremos A para o primeiro verso e B para o segundo, já que não têm rimas entre si.
Classificação quanto à posição na estrofe Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB. Sufocam minha canção.” Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. Dele se encante mais meupensamento.”
O esquema rímico desta estrofe é assim abbaacc, porque o 1.º verso rima com o 4.º e o 5.º, o 2.º com o 3.º e o 6.º com o 7.º. Quanto à combinação de rimas, o esquema abba corresponde a rimas opostas; se é aabb, trata-se de rimas emparelhadas; abab a rimas alternadas; o das rimas encadeadas é aba-bcb-cdc etc. '
A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. ... O “Poema em Linha Reta” do escritor português Fernando Pessoa é um exemplo disso, uma vez que seus versos não rimam. “Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Palavras que rimam
Aprendendo a rimar bem. Pense em todas as possíveis rimas antes de escolher uma. Troque a primeira letra de determinada palavra por todas as outras do alfabeto. Se precisar rimar algo com "gato", por exemplo, comece pelo a e termine no z: "aato", "bato", "cato", "dato"... "zato".
De forma geral, aprendemos na escola que rima rica é aquela em que o autor utiliza palavras de diferentes categorias; rima pobre, aquela em que são usadas palavras da mesma categoria gramatical.
1- Rima pobre: quando as palavras rimadas são da mesma categoria gramatical (substantivo/substantivo; adjetivo/adjetivo). ... 2- Rima rica: quando as palavras rimadas são de categorias gramaticais diferentes (substantivo/adjetivo; verbo/substantivo).
Rimas assoantes ou toantes – Apresentam perfeita identificação sonora entre as vogais, tendo em vista a última vogal tônica até o final de cada verso.
As rimas raras são aquelas cujas palavras se constituem de terminações incomuns, não muito convencionais. Exemplo de tal ocorrência se manifesta numa das criações de Raul de Leoni, intitulada “Argila”: [...] Constatamos a semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”.