Os brônquios primários se dividem e dão origem aos brônquios lobares ou de segunda ordem; cada um desses brônquios é responsável por suprir um lobo do pulmão (há três no pulmão direito e dois no esquerdo). Os brônquio lobares, por sua vez, se ramificam em segmentares ou de terceira ordem.
Os brônquios originam-se da traqueia, adentram os pulmões e ramificam-se. Essas ramificações lembram uma árvore invertida, por isso são denominadas de árvore brônquica. A árvore brônquica corresponde às vias aéreas inferiores, sendo formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
Ao entrarem nos pulmões, os brônquios primários ramificam-se em três no pulmão direito e dois no esquerdo. Esses brônquios, conhecidos como secundários ou lobares, são responsáveis por suprir cada lobo pulmonar. ... Dá-se o nome de árvore brônquica ao conjunto dessas ramificações.
Quais são os brônquios lobares originados pelo brônquio principal esquerdo? ... Brônquios lobares posterior, médio e inferior.
O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar.
Os brônquios são órgãos do sistema respiratório, que ligam a traqueia aos pulmões. São dois tubos cartilaginosos que levam o ar aos pulmões, onde se ramificam em tubos cada vez menores chamados bronquíolos.
A traqueia é um órgão tubular e cilíndrico que faz parte do sistema respiratório dos mamíferos. Ela está localizada entre a laringe e os brônquios.
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.
As funções da traqueia são de umidificar e filtrar o ar, para em seguida conduzi-lo até os pulmões. Os cílios existententes dentro da traqueia são capazes de reter partículas e microrganismos.
A função da laringe é controlar a entrada e saída de ar do sistema respiratório e evitar que partículas de alimentos invadam o sistema respiratório no momento em que estão sendo engolidas e evitar também que ar seja engolido no momento da deglutição.
Resposta: Responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas.
A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.
Os sintomas da laringite são:
Tratamento da laringite Na laringite, o tratamento depende da causa subjacente e da sua forma de apresentação. O tratamento pode incluir analgésicos (ex. paracetamol) para aliviar a dor, anti-inflamatórios, antibiótico (indicado na laringite bacteriana), entre outros.
A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório. A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento....Os medicamentos mais usados para o tratamento de laringite são:
laringite infantil
Indicações de Optacilin Infecções por germes sensíveis ao antibiótico, tais como: infecções das vias respiratórias (pneumonia, bronco-pneumonia, amigdalite, faringite, laringite, otite, sinusite), infecções gastrintestinais (enterite, gastrenterite, colecistite, shigueloses, salmoneloses-febre tifóide e paratifóide, ...
Tratamento caseiro para laringite
1. Chá de limão com mel. O limão é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, enquanto o mel possui propriedades antioxidantes que descongestionam e desintoxicam o organismo, auxiliando no tratamento da rouquidão causada por gripes e resfriados.
Há causas infecciosas e não infecciosas de laringite aguda. As causas mais comuns são uma gripe ou resfriado devido a um vírus. As causas não-infecciosas podem ser uso exagerado da voz, refluxo gástrico, ou trauma à região da laringe.
A laringite é considerada crônica quando ela dura mais de três semanas. A laringite crônica é freqüentemente causada por irritação prolongada das cordas vocais. As causas não-infecciosas podem ser o uso excessivo da voz, excesso de bebida alcoólica, refluxo gástrico, tabagismo ou câncer.
Tratamento: antibióticos quando for de origem bacteriana; analgésicos ou anti-inflamatórios caso o paciente tenha muita dor ou febre. Também podem ser usados anestésicos locais na forma de spray ou pastilhas.
Geralmente a faringite aguda é uma condição que se resolve sozinha, após uma semana de duração. As causas mais complexas de dor de garganta, como a mononucleose, normalmente levam mais tempo para sarar.
Os pacientes costumam relatar-nos pigarro e uma necessidade frequente de limpar a garganta, sensação de bolo ou corpo estranho na faringe, ardência ou aspereza na garganta e rouquidão.