Cachoeira é a parte de um rio em que um desnível brusco no leito fluvial causa a queda de um grande volume de água. ... A ação da água fluvial corrente é uma das causas mais comuns para a existência de cachoeiras. A água corrente desgasta a rocha do leito do rio.
Lagos são formados por depressões naturais que armazenam constantemente elevada quantidade de água. ... A água contida em um lago pode ter várias origens, como: nascente própria, água da chuva, água salgada de mares antigos, de rios e derretimento de geleiras.
Pesquisadores da organização britânica Pond Conservation definiram uma lagoa como "um corpo d'água natural ou feito pelo homem que está entre 1 e 20 000 metros quadrados em área (cerca de 2 hectares ou 5 acres) e que retém água por quatro meses do ano ou mais".
Os lagos têm em geral origem natural e estão situados em depressões de rochas impermeáveis, produzidas por causas diversas e sem conexão com o mar. Essas águas podem ser provenientes da chuva, de uma nascente local, de cursos de água, como rios e geleiras, que deságüem nessa depressão.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
Lagoa Merín
Lagoa Juparanã
Lagos do Brasil