De fato, estudos anteriores sugerem que os últimos neandertais só desapareceram da Europa Ocidental cerca de 40 mil anos atrás — ou seja, eles e os Homo sapiens viveram ao mesmo tempo na mesma região por pelo menos 5 mil anos.
De acordo com estudo publicado em julho de 2012 pela revista da Academia Americana de Ciências, a PNAS, a extinção dos neandertais teria sido originada mais pela migração do Homo Sapiens do que por efeitos climáticos.
O Neandertal foi possivelmente a forma mais carnívora do ser humano que já viveu. Geralmente estavam em torno das florestas onde caçavam grandes animais como veados, cavalos e gados selvagens. Além disso, as florestas davam a lenha e o material para a construção de abrigos e lanças.
Os Neandertais eram adaptados ao frio, seus cérebros eram aproximadamente 10% maiores em volume que os dos humanos modernos. Na média, os Neandertais tinham cerca de 1,65 m de altura e eram muito musculosos. Seu estilo característico de fabricação de ferramentas de pedra é chamado de cultura musteriense.
O Neandertal (em português, 'Vale de Neander') é um pequeno vale do Rio Düssel, no estado alemão de Nordrhein-Westfalen, entre as cidades de Erkrath e Mettmann. O local tornou-se mais conhecido pelo fato de ali terem sido encontrados fósseis do Homo neanderthalensis.
No fim do período paleolítico, os humanos caçavam os leões-das-cavernas para usar suas peles, contribuindo para a extinção da espécie. ... Os cientistas já sabiam que o homem do paleolítico superior caçava outras espécies de pequenos e grandes carnívoros, mas até agora não havia evidências de caça ao leão-das-cavernas.
A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.