Lagoa Santa (Minas Gerais)
Município de Lagoa Santa Lagoa Santa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade encontra-se a 800 metros de altitude, possui 229,4 km² de área.
O DNA extraído de seus ossos está relacionado ao DNA dos esqueletos do povo de Lagoa Santa, um grupo de humanos antigos que habitou o Brasil central – mais especificamente as grutas no entorno de Lagoa Santa (MG) – entre 10 mil e 9 mil anos atrás.
Sobre o povo de Lago Santa temos que eles viviam na atual região de Minas Gerais e era um povo que vivia da caça e da coleta bem como da pesca. Importante notar que a descoberta sobre esse povo ocorreu na Gruta do Sumidouro, perto de Lagoa Santa, MG.
Resposta. Resposta: baixa, pois muitas crianças morriam cedo e pouquíssimos adultos atingiam 30 anos de idade.
O esqueleto de Luzia, abrigado no Museu Nacional, era de uma mulher que estava na faixa dos 20 anos quando morreu. Estudos apontam que tinha 1,50m de altura e possuía traços negroides, com nariz largo e olhos arredondados.
A região de Lagoa Santa se destaca em função do seu rico patrimônio arqueológico e paleontológico, contando com mais de 180 anos de pesquisas, e registros de ocupações humanas que remontam a 11.
1834
Resposta: Em Lagoa Santa, as pesquisas Iniciaram com a chegada de um dos naturalistas, o Dinamarquês Peter w. Lund, na cidade de Curvelo, Minas Gerais, em 1834. Foi encontrado Restos de Esqueletos Humano, em apenas 6 grutas, tendo uma delas a mais marcante, a Gruta do Sumidouro.
Essa data recuada no tempo estimulou Annette Laming-Emperaire, destacada arqueóloga francesa, a estabelecer em Lagoa Santa a famosa missão franco-brasileira, durante a década de 1970. Além de poços-testes realizados em vários sítios da região, a missão dedicou-se, sobretudo, à escavação do sítio Lapa Vermelha IV (5).
Resposta. A importância da arqueologia, tem como objetivo entender as mudanças ocorridas na vida do ser humano, desde suas origens. Para tanto, utiliza de vestígios do passado para reconstituir as fases históricas. ... Os locais onde são encontrados estes objetos são chamados de sítios arqueológicos.
Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. ... No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.
Resposta: Sítios arqueológicos é um lugar onde se encontra vestígios da humanidade que não existe mais. A importância de preserva-lo é básica, com eles podemos estudar a humanidade passada, através de seus vestígios, tais como pinturas construções, objetos antigos, entre outros.
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. ... É importante notar que um mesmo sítio arqueológico pode ter sido ocupado por mais de um grupo cultural ao longo do tempo.
Um sítio arqueológico no Brasil é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento histórico da região.
Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.