Fundada em 12 de maio de 1791 Guaraciaba do Norte é uma cidade brasileira do estado do Ceará, a 320 km de Fortaleza, que se ergue a uma altitude de 902,40 m. É sede de um município com 534,72 km² em cujo território vive um total de 38.
Classificação
3.
Campos do Jordão, na região da Serra Mantiqueira, é a cidade mais alta do Estado de São Paulo e do Brasil, com 1.
Pico mais alto do Ceará - Pico Alto
Serras do Ceará
Pico do Barbado
Serra de Baturité
Cidade do Cariri registra temperatura de 14°C e é novamente a mais fria do Ceará Mais uma vez, a cidade de Barro, no Cariri, registrou temperatura mínima de 14,4°C, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A temperatura foi a menor do estado nas últimas horas.
Nesta quarta-feira (22), foi a vez de Guaramiranga, que registrou a menor temperatura do Ceará no ano. Segundo o Instituto Meteorológico Climatempo, que usa recursos de satélite para realizar a medição, a cidade marcou 14°C.
21 de junho
O período mais frio do ano coincide com o fim do outono e o início do inverno, como mostra o gráfico acima. A temperatura mínima e a máxima da segunda metade do outono é muito parecida com a primeira metade do inverno e menor do que a segunda metade do inverno.
Como a cidade fica em uma área serrana, as temperaturas médias durante o ano ficam entre 14°C e 25°C. Assim, é possível aproveitar um clima ameno em Guaramiranga. Para quem deseja aproveitar a região durante o seu tempo mais frio, o melhor é viajar durante os meses de junho e julho.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1945 a menor temperatura registrada em São Paulo, na estação do Mirante de Santana, foi de -2,1 °C em 2 de agosto de 1955.
Frio intenso De acordo com as medições da estação meteorológica automática do Inmet- Mirante de Santana, a temperatura às 15h era de apenas 9,3°C. Ela só foi superada pelos 8,8°C medidos no dia 19 de agosto de 1987.
A cidade de São Paulo registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (21), com temperatura máxima de apenas 12°C de média. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura de São Paulo.
De acordo com o Climatempo, o Brasil pode quebrar o recorde absoluto de calor nesta semana. Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.
A estação meteorológica automatizada do NWS, perto do centro de visitantes de Furnace Creek, atingiu o ponto máximo às 15h41, horário local. O recorde histórico no Vale da Morte, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é de 56,7°C, registrado em 10 de julho de 1913 em Greenland Ranch.
Agora é oficial: Belo Horizonte viveu seu dia mais quente da história neste sábado (3). O recorde de calor, com termômetros chegando a 37,8ºC na estação da Pampulha, foi batido por volta de 13h45, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Minas Gerais (Inmet).
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.
Abaixo de 15 graus podemos considerar frio, e isso pode se estender aos graus negativos onde é extremamente frio. E acima de 15 graus podemos dizer que é calor, e essas temperaturas podem chegar a níveis muito elevados.
“Considera-se uma onda de calor quando a temperatura atinge cerca de 32 ºC e, normalmente, cinco graus acima do normal para aquela área.
Valores acima de 38ºC em pessoas saudáveis representam a hipertermia. Este aumento, considerado severo quando a temperatura do corpo ultrapassa 40ºC, desregula todo o organismo e afeta os sistemas corporais, podendo trazer consequências graves.
Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou locais de grande temperatura, como também, podem ser causados reação do organismo, frente a alguma doença ou proteção.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
Uma temperatura axilar acima de 37,8°C, que pode ocorrer como reação a uma infecção , é considerada febre . Outros fatores que podem elevar a temperatura do corpo são medicamentos como os antibióticos, narcóticos, barbitúricos, anti-histamínicos e outros.