A construção é de 1894 e foi tombado como patrimônio histórico há mais de 10 anos. A última reforma no telhado da catedral foi em 2002 e para continuar tendo missa, a comunidade precisou recorrer a improvisos.
anos 1970
Tocantins 32 anos: Do esquecimento à realização de um sonho, Estado segue percorrendo o caminho do desenvolvimento.
Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do estado....
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
Separou por questões administrativas políticas. Isso aconteceu porque a região norte do antigo Goiás hoje Tocantins estava esquecida não recebia investimentos coisas desse tipo... No ano de 1988 houve a separação.
O Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. ... A dificuldade de acesso fez com que os habitantes do norte da região estabelecessem mais vínculos comerciais com os estados vizinhos (Pará e Maranhão) do que com os habitantes do sul.
O Tocantins foi desmembrado do estado do Goiás, ao sul do estado. Ele foi inserido na região Norte porque a vegetação é bastante semelhante à dos outros estados do Norte, como o Pará.
tocantinense
Tocantins – Do tupi tukan (tucano) + tin (nariz), donde bico de tucano, em referência à confluência dos rios Araguaia e Tocantins, que tem um formato curvo que lembra o bico da ave; a região também é chamada de “Bico do Papagaio”. Estado na região central do Brasil, ao norte de Goiás.
Os planaltos são encontrados nas áreas próximas ao Araguaia-Tocantins, localizado no sul do estado, nessa região as altitudes são de 300 a 600 metros. O ponto mais alto do Tocantins se estabelece na Serra das Traíras, com 1.
O Governo do Tocantins resgata e preserva sua história por meio da diversidade artíticas dessas manifestações.
Manifestação cultural é toda forma de expressar uma cultura podemos citar como exemplo danças, musicas, vestimentas e até o sotaque de tederminado povo ou região.
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.
Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.
Para a Antropologia Cultural, manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou através de outros suportes como imagens fotográficas e fílmicas.
O figurino dos dançarinos e o gênero tocado pelos instrumentistas são as principais características da manifestação cultural.
São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.