Localiza-se a uma latitude 28º23’16” sul e a uma longitude 53º54’53” oeste, estando a uma altitude de 328 metros do nível do mar. Com 83.475 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE, divulgada no dia 28 de agosto de 2019, é o município mais populoso da região Noroeste do Estado.
Apesar da cidade de Ijuí não ser reconhecida como um destino turístico, há algumas atrações que merecem a visita. Neste post iremos mostrar os pontos turísticos de ijuí, tanto na área urbana como na área rural.
A obra foi idealizada pelo arquiteto José Carlos (Zeca) Schirmer e representa o homem do campo representado por um lavrador. Fica no cruzamento entre a Rua Coronel Dico com a Avenida Getúlio Vargas.
O prédio da prefeitura de Ijuí foi inaugurado em 1933 e o do Clube por volta de 1920. Juntos formam uma bela dupla arquitetônica, situados em frente à Praça da república, no centro da cidade.
A Praça Central a cidade é um lugar agradável para sentar à sombra e olhar o movimento. Na praça tem quiosque, anfiteatro, a Secretaria de Turismo, banheiros e monumentos. No centro da praça fica a loja de artesanatos da Associação dos Artesãos de Ijuí.
Nota: Para o rio de mesmo nome, veja Rio Ijuí. Ijuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 28º23’16” sul e a uma longitude 53º54’53” oeste, estando a uma altitude de 328 metros acima do nível do mar.
A Praça dos Imigrantes fica no alto de um dos três morros que deram origem à criação da cidade de Ijuí. O nome é uma homenagem à forte predominância de imigrantes europeus que desbravaram o município.
O município de Ijuí pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -28.388 e longitude -53.92. Qual é o tamanho do território de Ijuí? 689,387 km². Qual a população de Ijuí? Aproximadamente 83.173 habitantes segundo dados do IBGE. Como se chama quem nasce em Ijuí? ijuiense. Quem é o prefeito da cidade de Ijuí?
Ijuí é conhecida por reunir variados grupos étnicos, sendo daí conhecido como Terra das Culturas Diversificadas. Pode-se citar os seguintes: afro-brasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, lituanos, ucranianos, entre outros.
Em termos de eventos, o principal é a Expo-Ijuí, que acontece no mês de outubro no parque de exposições Wanderley Burmann. Na são expostos produtos do comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato.
Em 2017, a Usina Velha foi desativada, quando se tornou um ponto turístico de Ijuí. Ao lado da usina passa o Rio Potribu que forma a Cascata Usina Velha que é acessada pela usina.
Chegando por Porto Alegre, a melhor forma de chegar é alugar um carro. Traçando um roteiro é possível conhecer vários outras cidades do Rio Grande do Sul, no caminho e na região.
A praça é bastante procurada por famílias que buscam um lugar de lazer e a sombra das árvores. Tem espaço para eventos e parquinho infantil. No canto da praça fica o Monumento O Pioneiro.
Devido ser uma cidade universitária e com um amplos recursos hospitalares Ijuí tem um fluxo superior a 100 mil pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região.
Outra bela queda d’água do Rio Potribu, a Cascata das Andorinhas fica na divisa dos municípios de Ijuí e Doutor Bozano. Durante o verão, as andorinhas fazem seus ninhos em baixo da cascata, o que originou sua denominação.