Paraná
As melhores atrações para visitar em Ibiporã são:
Os primeiros habitantes do atual município de Ibiporã apontaram ali em 1934. Até então, a localidade era inteiramente desabitada, existindo apenas alguns vestígios de índios nômades e esparsas roças de caboclos. Nada mais indicava a passagem do homem pela região.
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
Os paranaenses são vistos como pessoas trabalhadoras, arrogantes e sérias por brasileiros de outras regiões do País. Apesar disso, na avaliação de alguns temas polêmicos, os habitantes do Sul têm opiniões mais liberais que os demais brasileiros.
Botocudos, Guaranis e Incas.
Os principais grupos étnicos indígenas do Paraná são os caingangues, da nação macro-jê, e os guaranis e os xetás, da nação tupi.
Dois pontos negativos: Captura e comercialização dos nativos: Os antigos habitantes eram capturados por traficantes e vendidos aos senhores de engenho. Muito deles acabavam fugindo, porém mesmo assim eram perseguidos e novamente capturados.