O rei Salomão foi o último governante de Israel como um reino unido . Ele morreu de causas naturais com cerca de 80 anos de idade. Após a morte de Salomão, seu filho, Roboão assume o trono.
Salomão foi filho do Rei Davi e Bete-Seba, e tornou-se rei de Israel. ... Davi foi repreendido por um profeta e pediu perdão a Deus pelo seu erro; o menino morreu no sétimo dia de vida, e depois Bete-Seba teve um outro bebê: Salomão). Salomão pediu sabedoria ao Senhor para que governasse e foi atendido em seu pedido.
No decorrer de sua história, Jerusalém teve dois grande templos. O primeiro foi construído pelo Rei Salomão, e que anos mais tarde seria destruído pelo Babilônicos. Depois, Herodes, o Grande, construiu o Segundo Templo, mais ou menos na época de Jesus, no primeiro século.
Ao estabelecer-se na terra prometida, ele trabalhou pela reconstrução do Templo de Jerusalém, completando a obra em torno do ano 515 a.C., com muita persistência, tendo enfrentado uma interrupção das atividades durante um período de dezesseis anos, aproximadamente de 536 a 520 a.C.
O Templo foi quase totalmente destruído pelas tropas do general e futuro Imperador Romano Titus Flávio, em 70 d. C., abafando aquilo que foi a Grande Revolta Judaica onde morreram mais de um milhão de judeus.