28 anos
O grande barato dos filmes do panda Po é que há um respeito reverencial ao kung fu e à milenar sabedoria chinesa. Por exemplo: os cinco furiosos – Crane (garça), Víbora (serpente), Macaco, Mantis (Louva-Deus) e Tigresa – são animais que compõem a arte marcial.
No Brasil, o principal estilo praticado é o Shaolin do Norte. Nascido em 3 de Abril de 1980, o Mestre Alexandre Magno, 37 anos, começou a praticar o Shaolin do Norte com 14 anos de idade, em 1994.
A luta que conhecemos como kung fu na verdade se chama wushu e foi criada há pelo menos 4 mil anos, na Mongólia, espalhando-se pela China. A falha de comunicação foi do missionário francês Jean Joseph Marie Amiot (1718-1793), que acabou rebatizando a luta com uma expressão que significa “trabalho duro”, em cantonês.
Ninguém sabe ao certo quando surgiu o Kung Fu, pois existem poucas histórias fundamentadas acerca da sua origem. No entanto, surgem relatos que esta arte marcial surgiu há mais de 4.
O Wushu chegou ao Brasil na década de 1960, com os grão-mestres Chan Kowk Wai, Chiu Ping Lok e Wong Shing Keng. No início, as aulas eram exclusivas para imigrantes chineses, mas logo passaram a ser realizadas também para brasileiros. Em pouco tempo, a modalidade foi disseminada por todo o país.