O interruptor é um dispositivo que, ligado a um circuito elétrico, tem como função comanda-lo a partir da modificação da sua posição de comutação (fechar ou abrir). É utlizado para comandar cargas (lâmpadas, ventiladores de teto ou motores pequenos). Sua capacidade de corrente normalmente limita-se a 10A / 250V.
por medida de segurança o correto e inverte e deixar o fio fase no interruptor. ... melhor a fase passar pelo interruptor, pois há uma grande chance que a lampada fique piscando quando desligada quando a fase esta diretamente ligada a ela ocasionando um pequeno consumo de energia.
2. Leve os fios até as respectivas ligações
O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho: *Atenção! Para iluminação de baixa tensão deve-se utilizar uma bitola mínima de 1,5mm.
Cabos elétricos: Retorno Nós sabemos que o cabo de retorno é um cabo de fase que foi seccionado em um interruptor para proporcionar o controle de ligar e desligar a lâmpada.
CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E LÇMPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.
SIGNIFICADO DE RETORNO 1 - É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende. 2 - O condutor neutro também é denominado de retorno.
Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Pois há uma fuga de corrente na mesma.
A corrente elétrica tende a fluir por caminhos que apre- sentam a menor impedância possıvel [1]. Para a cor- rente contınua, o caminho de menor impedância coin- cide com o que apresenta a menor resistência elétrica, uma vez que as parcelas reativas (indutivas e capaciti- vas) n˜ao têm efeito [1].
O neutro é um condutor que não apresenta tensão, ou seja, que não está carregado. Já a fase é um condutor que apresenta tensão ou diferença de potência, que pode ser de 127 volts ou de 220 volts. Enquanto isso, o retorno é um condutor utilizado nas instalações de iluminação, e liga o ponto de luz à tomada.
Desconecte os aparelhos da tomada elétrica para ajudar a protegê-los contra reduções ou picos de energia que podem ocorrer após a flutuação de potência. Desligue aparelhos de ar condicionado, a não ser que eles sejam indispensáveis por motivo de saúde.
Mas, há uma nova maneira de você saber o horário do reestabelecimento da energia elétrica sem precisar ligar no 196 da Eletropaulo. Mande um SMS para 27373 com o texto “Sem Luz” seguido do número da instalação que está na sua conta de luz.
João Carlos explica que as principais causas da fuga de corrente elétrica são problemas de isolamento em fios e conexões, instalações elétricas muito antigas e aparelhos com algum tipo de defeito. Nesses casos, a fuga ocorre porque um condutor de fase entra em contato com algum material metálico.
Quanto mais fino mais ele esquenta sob uma mesma corrente e este calor é PERDA DE ENERGIA. Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.
O teste para saber se há fuga de corrente de energia é simples. Segundo os técnicos da Eletropaulo, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos e tirá-los das tomadas e apagar todas as luzes da residência. Aguarde dez minutos. Depois disso é preciso verificar o medidor.
Como verificar se está funcionando da forma correta?
Medidor Analógico: Espere 10 minutos e verifique se o disco continua girando, caso sim, existe uma fuga de energia. Medidor Digital: verifique se a luz vermelha, acima da palavra “ligado”, continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.
Existem basicamente dois tipos de medidores de energia elétrica, o medidor eletrônico e o medidor eletromecânico. Podendo variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos, apresentando outras diversas características.
Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número. Para efetuar a leitura, anote o ultimo número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios.
Medidor Digital A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra “A”.
O dispositivo contém um disco de metal e funciona com a indução eletromagnética. Quando a eletricidade está sendo usada e percorre as bobinas, cria-se um campo magnético que faz o disco girar. Com o movimento das engrenagens, os ponteiros do medidor também se movem, realizando a contagem do uso de eletricidade.
Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo “Demonstrativo de Consumo desta Nota Fiscal”, na sua conta de energia.
O que você deve fazer é aplicar a alíquota do ICMS para o valor de cada parcela, depois somar e aplicar correção monetária. Lembre-se que a alíquota varia conforme o Estado, consumo de energia e tipo de consumidor. No caso, é possível verificar que a alíquota da conta utilizada como exemplo é 25% (destaque em rosa).
A alíquota do ICMS na conta de luz de consumidores residenciais (não incluídos na classe baixa renda) pode variar conforme a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumidos, exceto na Bahia e Tocantins, onde são de 27% e 25% respectivamente para todos os consumidores.