A Origem. Segundo conta uma tradição do povo, remanescente do próprio fundador, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e, por analogia, significa: “ramo que arara visita”.
Alagoas
Foi fundado no dia 25 de setembro de 1952 e seus principais títulos são a Copa Alagipe (2005) e 7 Campeonatos Alagoanos (1953, 2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011) e 2 Copa Alagoas (2015 e 2020).
39 títulos
De acordo com Farias (2007), o processo de escolarização nos primeiros momentos em Arapiraca era desenvolvido em residências, por professores convocados pelos proprietários de terras que tinham condições de manter esse professor como se fosse alguém da família para prover a educação de seus filhos.
Segundo conta a tradição, o fundador vinha da cidade de Palmeira dos Índios para tomar posse de uma região conhecida como Alto do Espigão. E foi à margem direita do Riacho Seco, que Arapiraca começou a ser “construída”. Nos primórdios, a maior parte dos habitantes era ligada por um laço de parentesco.
Ali estão duas praias que merecem ser visitadas: as paradisíacas Lagoa Azeda e Jacarecica do Sul. Na região há três lagoas: Jequiá, Azeda e Jacarecica. A riqueza e a fertilidade do mar e desse complexo lagunar encanta os visitantes.
Edificado à margem direita do Riacho Seco, a princípio Arapiraca se estendeu por uma faixa de planalto coberta por densa vegetação típica do agreste, onde se destacavam: Pau d'Arco, Cedro, Angico, Massaranduba, Aroeira, Pau Viola, Quixabeira, Umburana, Jurema, Braúna, Pau Ferro, Canafístula, Cajarana e, principalmente, ...
A vegetação de Alagoas é marcada pelo clima e solo predominantes em cada região. No litoral, mangues e lagoas se sobressaem na paisagem alagoana – atribuindo nome ao estado, inclusive. Na porção mais árida, a oeste, o cenário da caatinga é atenuado com espécies mais resistentes à estiagem.
A vegetação de alagoas é marcada pelo clima e solo predominantes em cada região. No litoral, mangues e lagoas. Na porção mais árida, a oeste a caatinga. Também Manguezais e restingas se distribuem pelo litoral alagoano, na chamada Zona da Mata vegetação rasteira manguezais.