Alguns estudiosos estimam seu valor atual em aproximadamente cinco dólares. Apesar de ser chamada de dracma, essa moeda não deve ser confundida com a dracma dos tempos de Jesus mencionada no Novo Testamento.
A última moeda é o Lépton (do adjetivo neutro grego λεπτόν / "letón": "pequeno") ou branco, neutro, a mais insignificante das moedas romanas: equivalia a 1/128 parte do denário.
1 Sestércio = 1/4 de Denário = €6 Euros = R$ 24,00 Reais.
A pobre viúva representa a pessoa profundamente necessitada e dependente. Aquilo que ela oferta é tudo o que ela tem, é todo o seu sustento, é toda a sua vida. Ela não ofertou sobras, mas tudo que tinha; a partir daí sua vida passou a depender totalmente do Senhor.
Um lepton era a moeda menos valiosa que circulava na Palestina na época e valia aproximadamente seis minutos da remuneração diária média. Na história, uma viúva doa duas lepta enquanto que os ricos doam muito mais.
"E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo dava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, davam com mão larga. Essa parábola refere-se ao mais simples exemplo da verdadeira caridade: doar aquilo que se tem. ...
Um quadrante (o que significa “um quarto”) foi uma moeda de bronze romana de valor baixo que valia um quarto de um ás. Como muitas outras moedas antigas, os quadrantes também eram usados como unidade de massa e peso.
Quando o cristão doa para a igreja um valor em dinheiro além dos 10% do dízimo, isto é uma oferta. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.
Um denário valia 5 dupôndios ou 10 asses (em 118 a.C., o valor do denário foi reajustado para 16 asses). Um dupôndio valia 2 asses; 1 sestércio, 4 asses. Sabe-se que durante o século I, um asse comprava o equivalente a meio quilo de pão ou um litro de vinho barato.
Denário
Euro
O latim