4%
Valorização. Um imóvel na planta está sujeito a valorização e isso pode ocorrer de acordo com o andamento das obras. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto.
Na boca de todo vendedor, comprar um apartamento na planta vale a pena e ainda parece ser o investimento dos sonhos! ... Com valores de venda custando de 20%, 30% a 40% a menos do valor final da residência, muita gente acredita que comprar um imóvel na planta é certeza de obter lucro a longo prazo.
Um apartamento na planta atrai a atenção de quem deseja conquistar a moradia própria ou investir e, ao mesmo tempo, economizar. Isso porque o valor do imóvel pode ser de 20% a 25% mais em conta se comparado aos apartamentos já prontos.
Mais fácil de pagar e valorização Além de ter um valor mais barato, o imóvel na planta costuma ter parcelas menores ou oferecem um financiamento por tempo maior. Isso acontece porque o valor que a incorporadora vai precisar gastar na obra é dividido em partes, conforme a construção vai se desenvolvendo.
De maneira geral, o comprador paga um valor de entrada pelo imóvel (e para o vendedor) e pede emprestado com o banco o restante, que será pago em parcelas acrescidas de juros em até 35 anos. Durante esse período, o imóvel fica ligado ao comprador, mas não pode ser negociado.
Veja o checklist para quem quer comprar um imóvel
Como funciona a compra de apartamento pronto para morar? A compra de um imóvel pronto tem mais burocracia, principalmente por conta de cartórios. Em compensação, toda a documentação solicitada é uma garantia a mais para o negócio. O apartamento pronto tem a grande vantagem que é entrar e morar.
Por onde começar a planejar a compra de um apartamento?
Normalmente, pode-se conseguir uma cópia da planta baixa do imóvel através de duas das entidades que possuem o documento. Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado.