Em relação aos Sargentos e Cabos, os proventos somam R$ 3.
O 1º Sargento é o de maior antiguidade (mais elevada precedência hierárquica) entre os sargentos. Possui no mínimo dezoito anos de carreira como sargento e pode servir de adjunto ao oficial comandante de uma companhia ou até mesmo chefiar um Tiro de Guerra (caso seja combatente).
Tenente (abreviação de lugar-tenente) é um dos vários postos ou cargos de chefia, que compõem o oficialato. É o oficial que desempenha as funções de chefe de seção ou comandante de fração, e substitui o capitão no comando da subunidade. O termo "tenente" também é utilizado na heráldica.
A rotina desses militares é rígida. Para os que vivem no quartel, a jornada começa às 6h, com o toque da alvorada. Logo que acordam, arrumam o alojamento, vestem seus uniformes e seguem para o rancho - nome dado ao refeitório onde realizam todas as refeições, para o café da manhã.
Sua função é comandar um Pelotão ou também pode exercer a função de oficial executivo de uma Companhia (militar). Nas Forças Armadas Portuguesas, o posto de primeiro-tenente só existe na Marinha, correspondendo ao de capitão do Exército ou da Força Aérea.
Patentes de oficial general