A Psicopedagogia na educação infantil: o papel das brincadeiras na prevenção das dificuldades de aprendizagem. ... Brincar desenvolve habilidades psicomotoras, psíquicas, afetivas e também cognitivas; faz parte do desenvolvimento integral da criança.
Neste sentido, é importante que o psicopedagogo a partir de observações e acompanhamentos em sua ação auxilie professores, pais e coordenadores a perceber que através do desenho a criança traduz sua forma de pensar, de agir e interagir em grupo.
Considerando o exposto, cabe ao psicopedagogo intervir junto à família das crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, por meio, por exemplo, de uma entrevista e de uma anamnese com essa família para tomar conhecimento de informações sobre a sua vida orgânica, cognitiva, emocional e social.
Tendo por definição a Psicopedagogia como sendo a área responsável pelo processo de aprendizagem, envolvendo o conhecimento, sua aquisição, distorções e desenvolvimento, intervindo neste processo por meio de procedimentos e estratégias que consideram a individualidade do indivíduo e por objeto de estudo o homem ...