Um boleto registrado é uma variação do boleto bancário em que todas as informações do documento, incluindo valor, data de vencimento, beneficiário, pagador, etc., são registradas no sistema central do banco. A solução apresenta várias vantagens, entre elas a padronização e o monitoramento mais eficiente.
Para quem vende online, o mais recomendado é contar com uma solução de pagamentos digitais, como o Pagar.me, para fazer a emissão dos boletos.
Boleto registrado é o nome de um instrumento financeiro utilizado para cobranças e que se tornou obrigatório a partir de 2018 por decisão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Seu objetivo é garantir mais segurança para as transações.
Por isso, é essencial que os empreendedores entendam como funciona o boleto registrado, quais são as vantagens desse método de pagamento e como é possível aceitar pagamentos por meio dessa modalidade.
Na prática, assim que o documento é emitido, é gerada uma requisição para o banco registrar e validar os dados e, então, disponibilizar o pagamento do boleto.
Com o simples cadastro do beneficiário (pessoa jurídica ou pessoa física) em um banco ou instituição financeira, é possível emitir o boleto registrado. Portanto, está disponível para qualquer pessoa ou empresa que queira utilizar o serviço.
A ferramenta também pode ser integrada a um um sistema de gestão para automatizar todo o processo de cobrança. Isso permite que as empresas enviem faturas e notificações automaticamente, economizando tempo e recursos.
Para receber um pagamento por boleto registrado, é preciso fazer a emissão do documento e enviá-lo para o pagador, seja por meio de um arquivo em formato PDF ou de uma URL.
Vale destacar que, quando você utiliza uma plataforma de pagamentos para emitir os seus boletos, é ela que aparece como a emissora e não a sua empresa. Ela também é a responsável por receber do banco a liquidação do valor pago e, então, repassá-lo para o lojista.
Com o Pagar.me, você tem acesso aos principais serviços para receber pagamentos online, em uma única solução. Assim, não é preciso contratar separadamente um banco para emitir boletos e uma adquirente para processar as transações de cartão de crédito, por exemplo.
O boleto registrado permite ter maior controle sobre o processo de pagamento, incluindo a emissão, envio e recebimento. Isso se deve à possibilidade de acompanhar em tempo real as transações, identificando rapidamente possíveis problemas.
Uma coisa ótima sobre os boletos registrados é que sua emissão pode ser integrada a um sistema ERP. Isso facilita o gerenciamento de pagamentos pendentes/recebidos, minimizando erros ao longo do processo, além de automatizar atividades como o envio de recibos.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Para sua emissão, a empresa deve acessar a plataforma financeira que oferece o serviço e informar os dados necessários, como valor, data de vencimento, beneficiário, entre outros, que serão enviados para um sistema que vai registrá-lo.
Além disso, permite melhorar ainda mais a segurança desse processo. Isso porque possibilita obter uma visão completa dele e garante análises e relatórios mais significativos com base na realidade da empresa.
Segundo o Estudo Gmattos de Pagamentos, o boleto é o segundo meio de pagamento mais utilizado no e-commerce, sendo aceito por 83% dos comércios virtuais brasileiros.
A diferença desses documentos era que eles não repassavam as informações da transação, como os dados do pagador, o valor da cobrança e a data de vencimento, para a instituição financeira emissora.
Quem tem um e-commerce sabe que é preciso disponibilizar formas de pagamento diversificadas para atender às necessidades dos diferentes consumidores e, assim, aumentar as suas conversões.
Com isso, as informações do boleto poderiam ser modificadas sem aviso prévio ao banco, o que impedia que os documentos fossem rastreados ou verificados pelas instituições financeiras.
O consumidor pode fazer o pagamento da cobrança em estabelecimentos físicos conveniados, como casas lotéricas e agências bancárias, ou de maneira online, em sites ou aplicativos de internet banking.
O Pagar.me é uma plataforma completa de pagamentos digitais que possibilita que você venda online por cartão de crédito, boleto bancário e Pix, com muita segurança e praticidade.