“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
Prognóstico: o risco para deficiências graves é praticamente o mesmo das crianças nascidas a termo. No entanto, estes bebês estão sob maior risco de paralisia cerebral leve, atraso no desenvolvimento e problemas relacionados ao período escolar.
Não, nascer no sétimo mês é bem mais arriscado. A regra é que quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, mais chances ele terá de ser saudável. “No sétimo mês da gestação, quase todos os órgãos do feto estão prontos, mas ainda não amadureceram o suficiente.
Os bebês prematuros de sete meses são aqueles que nasceram entre as semanas 28 e 32 da gestação. Felizmente, nesse tipo de nascimento, os recém-nascidos têm uma boa chance de sobrevivência. No entanto, esses bebês precisam de assistência respiratória, pois os seus pulmões ainda não estão desenvolvidos o suficiente.
Ter tido um bebê prematuro aumenta as chances de um novo parto prematuro, fato. Mas isso não é regra: existem muitas mães prematuras que acabam dando a luz ao seu segundo bebê no tempo regular (entre 37 semanas e 42 semanas).
Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.
Além disso, a partir do segundo, os partos costumam ser mais rápidos porque não é a primeira vez que o organismo os experiencia. O colo do útero e a pelve já foram “esticados” uma vez. Portanto, é mais fácil para o corpo deixar o bebê passar.
O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.
Uma das coisas que devem ser consideradas antes de ter um segundo filho é a condição física da futura mãe. É importante que tenha passado determinado tempo desde o nascimento do primeiro filho. Se já se passaram alguns meses e se foi retomada a atividade sexual sem complicações, isso pode ser um bom sinal.
Muita gente fala: ter dois filhos é trabalho em dobro. Não é não. É claro que o trabalho aumenta, mas não dobra. A gente tem mais experiência e aí se vira bem melhor (Leia: O segundo filho é realmente mais fácil?).
5 coisas que aprendi depois que me tornei mãe de dois filhos
Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.
Procure dedicar um tempo sozinha com o mais velho durante as sonecas do bebê pequeno. Isso ajuda ele a atender que a relação amorosa de vocês continua a mesma. E não se surpreenda se nesse momento ele te confidenciar seus sentimentos sobre a chegada do irmão mais novo.
Não permita que os pequenos a dominem.
É ter tudo em dobro e ao mesmo tempo compartilhado; É estar no sossego com um e tomar um susto com o outro ao lado.
Saiba como se organizar para a chegada do segundo filho
9 dicas para preparar a casa para a chegada do bebê
O segundo filho vem para nos ensinar que podemos multiplicar nosso amor. Dessa forma, faça toda a preparação, além do acompanhamento, para que o momento traga muitas alegrias a todos da família.
Deixe que o irmão mais velho carregue, abrace, beije e cheire o bebê, com sua supervisão e cuidado. Peça ajuda para organizar as coisas do bebê. Dê um boneco ou boneca para representar o bebê que seu filho deverá cuidar junto com você.
Sem desespero! A gente te dá dicas para lidar com a segunda gravidez
Ter engravidado naturalmente uma vez, com facilidade, não é garantia de que o mesmo acontecerá uma segunda vez. São comuns os casos de infertilidade secundária, quando um casal não consegue engravidar ou levar uma gravidez até o final, após já terem tido um filho.
Ciúmes do irmão mais novo: 7 dicas para lidar com o primogênito
Para dar atenção ao filho mais velho você precisa de bem pouco para falar a verdade. E não se sinta ridículo se ele está crescendo, e parece que aquele espaço que era só de vocês dois parece estar sendo preenchido pelos amigos dele, a TV, o celular, outros adultos.