O processo, da criação ao lançamento, normalmente leva de 2 a 3 anos.
Estaleiro é considerado o lugar onde se constroem ou reparam navios ou, ainda, o lugar e o conjunto de meios utilizados na execução de uma obra de construção.
A embarcação que custou R$ 180 milhões, é a primeira do programa de modernização e expansão da frota a entrar em operação. O navio, construído no estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro, levou dois anos pra ficar pronto e superou a meta do governo federal que era de atingir um índice de 65% de conteúdo nacional.
Ribeira das Naus
Lugar, ger. próximo ao mar, onde se constroem ou consertam navios.
Engenheiros, topógrafos e arquitetos navais trabalham em perfis de cargos executivos, enquanto fabricantes, encanadores, eletricistas etc. são cargos de sub-funcionários ou de lojas, basicamente entregando-se a empregos que exigem mão de obra qualificada.
O peso do barco desloca a água e provoca uma reação em sentido contrário. Essa força que a água exerce em sentido contrário é chamada de empuxo. ... Desse modo, o barco é sustentado por essa força contrária e flutua. No desenho observamos o volume de água que é deslocado para um navio flutuar.
Como já sabemos, o peso da água deslocada é igual ao empuxo sofrido pela bola de ferro. ... Assim, o peso da água deslocada pelo navio será maior do que o peso do próprio navio, ou seja, a força peso do navio fica menor que a força de empuxo, fazendo o navio boiar ou flutuar sobre a água.
Há muitos e muitos anos um italiano chamado Arquimedes descobriu que se o peso do barco for igual a essa pressão, que ele deu o nome de empuxo, o barco não vai afundar: ele se equilibra pela própria força da pressão que recebe da água. ... A flutuação também vai depender do meio, porque nem toda água é igual.
O professor José Henrique Sanglard, coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que os navios conseguem flutuar graças ao Princípio de Arquimedes, que diz que a sustentação que um corpo tem quando está mergulhado é proporcional ao volume submerso.
Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Resposta. primeiro, a densidade do objeto é o que influencia se ele afunda ou bóia, segundo a tora de madeira independente do tamanho ela irá bóia por causa da sua densidade que é baixa, o prego como é um metal, sua densidade é muito grande, fazendo com que ele afunde.
Resposta. Tem haver com o princípio de Arquimedes, que estabelece que o objeto que flutua na água é porque possui densidade menor que a água; os que afundam tem a densidade maior que a água e conseguem romper uma espécie de membrana chamada tensão superficial da água.
Resposta. Afundam: Todos os materiais que possuem densidade maior que a da água, ex: Pedra, vidro, feijão cru, borracha (grande), clips metálicos... Boiam: ex: Gelo, papelão, pedaços de isopor, lapis, frutas...
Quais materiais flutuam na água (dH20 = 1 g/cm3)?...Questão 2.
A casca da laranja está cheia de pequenas bolsas de ar que fazem com que a laranja tenha uma densidade menor que a água. Por isso é que a laranja com casca flutua na água. ... Desta forma, a laranja afunda-se na água, porque fica mais densa que a água.
Então, se um objeto é mais denso que a água, ele afunda. Se a água for mais densa que ele, ele flutua. É por isso que a maçã flutua na água. Apesar de deixar dúvidas por ter um peso considerável, a fruta é menos densa que a água e tende a não afundar.