Mas se você pertence ao grupo de profissionais cuja fonte de renda não seja uma empresa, então algumas alternativas de comprovação poderão ser utilizadas.
Primeiramente, qualquer Pessoa Física consegue emitir o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) a fim de se conseguir comprovar renda sem carteira assinada. Porém, este é um documento que só poderá ser expedido por um contador que possua uma inscrição regular no órgão regional de competência.
Se você é trabalhador autônomo, encontrará um financiamento adequado. A única condição é ter conta corrente no banco, além de apresentar os documentos requeridos. O chamado Habitação é um crédito que contempla a sua renda e o tipo de imóvel que você quer comprar: novo, usado, residencial, comercial, etc.
Como comprovar renda no Financiamento sendo Autônomo
Entretanto, existe um documento que cumpre essa função. É a decore — declaração comprobatória de percepção de rendimentos. Ela foi criada no ano 2000 exatamente para servir como comprovação de renda para empreendedores e profissionais liberais ou autônomos. A decore deve ser emitida por contadores profissionais.
O extrato bancário é uma das formas que podem ser utilizadas por quem deseja comprar imóvel com renda informal. Entretanto, é preciso verificar diretamente com o banco que você deseja financiar o seu imóvel....Extrato bancário
No Banco do Brasil, por exemplo, além do holerite, há duas formas de comprovar renda para comprar um imóvel financiado:
O Microempreendedor Individual pode comprovar sua renda por meio do extrato de sua conta bancária. Geralmente, o período de comprovação é de 3 meses, mas pode ser que o banco solicite o comprovante de até 1 ano. Movimentações de investimento também podem ser anexadas ao comprovante de renda.
Confira um passo a passo de como o MEI, mediante seu CNPJ, deve realizar a declaração de Imposto de Renda:
O MEI que durante o ano não teve faturamento ou ficou sem movimento, está obrigado a elaborar e entregar a Declaração Anual (DASN-SIMEI) relativa às informações do ano anterior. Neste caso, informando R$ 0,00 (sem faturamento), nos campos das Receitas Brutas Vendas e/ou Serviços.