Três meses é um período razoável para conseguir fazer isso, sem esquecer de treinar bastante e ter muita motivação. Se preferir as músicas bem mais complexas, arpejos elaborados, estruturas complexas ou até solos simples, um ano é um bom período (mais ou menos 40 horas de aula de violão ou guitarra).
Método 2 de 4: Aprendendo acordes abertos
1ª - O polegar da mão esquerda deve se posicionar atrás do braço do violão, como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 2ª - Os demais dedos da mão esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, não dobre a junta dos dedos para baixo.
FÓRMULA VIOLÃO
4 Passos Infalíveis para Aprender Violão em 30 Dias
Comece a tocar violão com este curso online gratuito com mais de 3 horas de vídeo aulas.
Selecionamos os melhores cursos na nossa opinião para você conhecer:
R$ 147,00
Confira abaixo:
Método 2 de 3: Estudando os acordes e as notas
Exercício para tocar melhor os acordes
O modo mais fácil e eficaz de afinar um violão adequadamente é utilizar um afinador eletrônico que descubra o tom emitido, normalmente oferecendo um auxílio visual de afinação e indicando a você para qual direção girar a corda. Ele faz virtualmente todo o trabalho por você, tirando, é claro, girar as cordas.
Para afinar o violão você deverá desenvolver a sua percepção musical a ponto de perceber se uma corda do violão está com o som diferente da referência sobre o som da nota daquela corda afinada, e depois de perceber isso você deverá fazer os ajustes esticando mais a corda ou soltando mais ela para chegar a nota correta.
Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Em se tratando de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E-A-D-G-B-E. Segundo estudiosos, a afinação Standard surgiu há mais de 500 anos, com a chittarra italiana, instrumento de 5 cordas, que tinha a afinação A-D-G-B-E.
A temperatura já mudou, o instrumento como é de madeira, pode ter desafinado. Essa é principal razão do violão desafinar. Ele é de madeira e tem as cordas ligeiramente flexíveis. No calor, a matéria expande, e no frio ela contrai.
Afinação Open G - (D-G-D-G-B-D) Quando tocada com as cordas soltas, produz o acorde de G. Para se obter a afinação em Gm, você só precisa descer meio tom na segunda corda, isto é, de de B para Bb.
Dá, é só você baixar um tom. Coloca o dedo na mizona na terceira casa e se bater com a lá daí é só afinar normalmente. A sexta corda afinada em Ré bate com o Lá (quinta corda solta) na sétima casa, e não na terceira!Feb. 4, 2021
Para afinar em drop D, você precisa afinar todas as suas cordas em afinação padrão e depois afinar um tom abaixo, e logo em seguida, afinar a 6º corda um tom abaixo e pronto.
Afinação Drop C Nesta afinação o “trabalho” é um pouco maior. O 1º passo é afinar todas as cordas um tom abaixo do padrão standard. Depois disso, afina-se a 6ª corda um tom abaixo para ficar C(Dó). O bacana deste padrão é que você consegue realizar um power acorde de C com as 3 últimas cordas soltas.
Afinações abertas Quando tocamos as cordas soltas de um violão afinado de forma padrão ouvimos o acorde Em7(11) numa inversão com sonoridade não muito funcional, tanto que é raro ouvir algum músico tocar neste modo todas as cordas soltas do instrumento numa canção.