Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.
Tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade? "Não, pelo contrário. A pílula anticoncepcional preserva a fertilidade da mulher e diminui os riscos de desenvolver endometriose, cisto no ovário e o aparecimento de mioma e pólipo uterino."
Não existe risco para a saúde se a pausa não for feita, pois os hormônios liberados pela pílula apenas impedem o funcionamento dos ovários, que podem ficar parados durante muito tempo sem prejudicar a mulher.
O risco de gravidez volta a existir assim que os ovários retornem à sua função normal. O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, de preferência, quando acabar a cartela, para haver um melhor controle do ciclo.
No caso das caixas de 28 dias, tomar as pílulas fora da ordem pode implicar em tomar as pílulas de placebo no momento incorreto do ciclo de pílulas, o que aumenta o risco de uma gravidez.
Comece a cartela conforme o dia e continue o ciclo seguindo a indicação das setas. Quando você começa a tomar o anticoncepcional, deve fazer isso diariamente, preferencialmente no mesmo horário. Uma dica é programar o uso para logo após o café da manhã. Assim, você poderá tomá-lo ao longo do dia, caso esqueça.
Essa troca dos comprimidos não lhe fará nenhum mal, não reduzirá a eficácia do anticoncepcional e não aumentará o seu risco de gravidez. Mantenha o uso do Diane, todos os dias, sempre no mesmo horário, sem esquecimentos. Converse com o seu médico.
Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
O uso de 3 comprimidos pode aumentar o risco de efeitos colaterais como dor no estomago, cefaleia, inchaço e trombose. Você está com dificuldade de usar o seu anticoncepcional por boca.
“Se a pílula esquecida só for lembrada no momento da próxima tomada, pode-se tomar as duas pílulas ao mesmo tempo.
Depende muito do anticoncepcional, normalmente você pode começar no dia seguinte normalmente. "Mas associe a um método de proteção adicional por 7 dias, se o esquecimento for maior que 12 horas", ressalta Nishimura.
Ao esquecer 2 pílulas ou mais da mesma cartela existe o risco de engravidar e por isso deve-se usar a camisinha nos próximos 7 dias, também existe o risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Em todo caso, deve-se continuar as pílulas normalmente até acabar a cartela.
Esquecer de tomar a pílula aumenta de 0,3% para 8% a possibilidade de engravidar.
Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.
Existe um período médio em que a gravidez pode acontecer após a interrupção da pílula. A maoria costuma engravidar até 6 meses, sendo que 85% das mulheres engravidarão após 12 meses de tentativas de relações sexuais após a pausa da pílula.
Qual o risco de engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes? Recomenda-se tomar o anticoncepcional diariamente no mesmo horário para garantir a eficacia e evitar o esquecimento da pílula. Porém caso seja tomado no prazo de até 12 horas da ultima pílula as chances são praticamente nulas de engravidar.
A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais comuns. No entanto, sua eficácia não é de 100% e, por isso, qualquer mulher corre o risco de engravidar, mesmo tomando o medicamento regularmente.
O risco de gravidez é inferior a 0,2% quando a mulher toma sua pílula direitinho. Portanto, não é necessário tomar dois comprimidos após o sexo e nem a pílula do dia seguinte. Aliás, esta última não corta o efeito do anticoncepcional: ela só reforça o efeito dos outros métodos.
Durante a primeira cartela da pílula anticoncepcional você deve ter relação com preservativo porque ainda não há garantia de anticoncepção. Sugiro aguardar o período de pausa, e, se não houver sangramento, procurar seu ginecologista pra uma melhor avaliação.
Após o início da pílula, quanto tempo leva para ela fazer efeito? Se você iniciar a cartela no meio do ciclo, geralmente o início da ação contraceptiva demora pelo menos 7 dias. É preciso usar camisinha nesse intervalo.
Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.
Não há problema algum fazer o teste de gravidez enquanto você toma anticoncepcional. O anticoncepcional não interfere no resultado do exame e se você acha que pode estar grávida pois esqueceu de tomar o anticoncepcional ou tomou ele na época errada faça o teste!
Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.
Mas atenção: quanto mais cedo for tomada (poucas horas depois da relação sexual), maior a eficácia (proteção contra gravidez indesejada). Alguns medicamentos exigem dose de reforço (cartela com dois comprimidos). Nestes casos, o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.